APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Guilherme Radel (1930 – 2019), o primeiro presidente da Apub

As árvores se conhecem pelos frutos. Um dos muitos e bons frutos da vida de Guilherme Radel foi a criação, em 1968, da Apub, instituição na qual ele foi o primeiro presidente. E é com profundo pesar que informamos o falecimento do professor emérito da Escola Politécnica da UFBA, nesta sexta-feira, 11 de janeiro.

Aos 88 anos, Radel deixa sua importante contribuição na história do movimento docente, da Universidade e também da engenharia na Bahia. Formado em Engenharia Civil e Elétrica, era professor de Hidráulica e presidiu o Instituto Politécnico da Bahia.

Deixa também seu legado como escritor em diversos estilos literários. Membro da Academia Baiana de Letras, ocupava a cadeira de número 3 desde 2014 e escreveu livros como “A cozinha sertaneja da Bahia”, “A cozinha africana da Bahia” e “A longa Viagem”. Na área técnica, escreveu obras como “A obra pública ou um dos diálogos que Platão não escreveu”.

Em agosto de 2018, em virtude da comemoração dos 50 anos da Apub, o professor Radel deu um depoimento em vídeo, relembrando a fundação da entidade, nascida da reação dos professores contra a repressão militar. Confira aqui.

Ainda na ocasião do aniversário, ele foi um dos homenageados na celebração realizada no dia 25 de agosto, no Museu de Arte Sacra da UFBA.

E assim, reafirmamos a eterna presença do professor na história e em nossa memória.

O velório será hoje, na Sala da Congregação da Escola Politécnica da UFBA, a partir das 18h, e o enterro amanhã (12), às 11h, no Jardim da Saudade, em Salvador.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp