APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Manifesto “Ciência, Tecnologia e Inovação com Lula” já conta com mais de 13 mil assinaturas

Após quase quatro anos de corrupção, negacionismo científico e sufocantes cortes de verbas na ciência e na educação, empreendidos pelo governo de Jair Bolsonaro, os brasileiros têm em suas mãos a chance de mudar os rumos do país no próximo dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições presidências.

Diante do desastre social, econômico e humanitário que sobrarão como legado do governo Bolsonaro, pesquisadores e profissionais da ciência, tecnologia e inovação divulgaram um manifesto pelo retorno da valorização do conhecimento no Brasil e, consequentemente, em apoio à candidatura de Lula.

Segundo o documento, que seguirá aberto para assinaturas de professores e pesquisadores de todo o país até a data do segundo turno, votar em Lula “significa também se juntar a uma ampla aliança de democratas para salvar o país do autoritarismo”.

Por um Brasil menos desigual

O manifesto define o setor de ciência, tecnologia e informação como “crucial para a inserção do Brasil no mundo contemporâneo” e para a “recuperação econômica e para um desenvolvimento sustentável e socialmente mais justo do país”.

Segundo seus signatários, o voto em Lula significa a defesa de “um Brasil mais rico e menos desigual, no qual a educação, a ciência e a saúde sejam instrumentos essenciais para o desenvolvimento econômico do país e para a melhoria das condições de vida de todos os brasileiros e brasileiras”.

Já o governo de Jair Bolsonaro é caracterizado pelo desemprego e pela fome, e como representante do “negacionismo em relação à ciência, atuando contra as vacinas e a proteção individual, além de incentivar remédios ineficazes”, e marcado pela fuga de cérebros, pela destruição deliberada do meio ambiente e por ameaças constantes à democracia e aos direitos individuais.

Quem acredita que já chega de tanto ódio, corrupção e ataques ao conhecimento, pode assinar e divulgar ao máximo o manifesto Ciência, Tecnologia e Inovação com Lula, disponível no seguinte link: https://cienciacomlula.observatoriodoconhecimento.org.br/

Fonte: APUB

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp