APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Março Lilás UFBA: confira a programação

Em 2015, nós mulheres já éramos maioria na UFBA em todas as áreas: 51% de estudantes ingressantes; 60% estudantes concluintes, mais de 50% de técnicas e 50% das docentes. Também somos 51% Diretoras de Unidades de Ensino; 54% das pesquisadoras cadastradas no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

O debate feminista é parte da realidade da UFBA desde a década de 1980 com a criação do NEIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher na FFCH e seu compromisso com a formação de estudantes desde a graduação até a Pós-Graduação. Também na área de saúde foram criados o GEM – Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher na Escola de Enfermagem e o MUSA – Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde no ISC.

Mais recentemente, diferentes grupos de estudantes feministas mudam a cara das unidades de ensino e sua forma alegre, irreverente e séria de fazer política, promove o debate para a consciência crítica das novas gerações.

Mas nem tudo é um mar de rosas. Por aqui também se convivem com as mazelas que são denunciadas na sociedade; o machismo, a reprodução de uma cultura do estupro, o racismo, a violência de gênero. Porém, estamos atentas para denunciar e combater de forma veemente estas manifestações.

Nos reunimos no Projeto Março Lilás para apresentar de forma organizada como a UFBA atua internamente e como se articula com os movimentos sociais organizados.

Confira aqui a programação do mês dedicado à luta das mulheres 

Pró-reitoria de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas (PROAE/UFBA),  MUSA ( Programa Integrado em Gênero e Saúde), APUB Sindicato, Instituto de Saúde Coletiva, Neim (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher), GEM (Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher),  NepGreg (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Gênero, Raça/Etnia e Geração), Diretório Central dos Estudantes, Frente Feminista da UFBA, ASSUFBA Sindicato, CUS (Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade)
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp