APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Moção de Apoio a Samuel Vida, professor da Faculdade de Direito da UFBA

No dia 27 de fevereiro de 2023, o Jornal A Tarde publicou, na coluna O Carrasco, críticas infundadas, ofensivas e extremamente deselegantes em relação a denúncia feita pelo Professor Samuel Vida (Faculdade de Direito/UFBA), em atenção a ações da Polícia Civil (BA) contra cidadãos/cidadãs negros/as no carnaval de Salvador.

A APUB compreende que a mídia é fundamental para uma formação cidadã e democrática da opinião pública, e, dessa maneira, do próprio espaço público. Nesse contexto, o Jornal A Tarde tem o papel de denunciar as violações aos direitos humanos. No entanto, lamentavelmente, a Coluna fez totalmente o contrário, ao desqualificar a subjetividade do Professor Samuel Vida, que se dedica há décadas, como pesquisador e ativista, ao estudo aprofundado do tema das Relações Raciais, e nesse caso, construiu a sua crítica com base nas tristes estatísticas da seletividade penal que nos assola socialmente, a partir sempre do marcador racial.

Atentamos que o racismo foi historicamente base da construção do Estado brasileiro e, infelizmente, ainda permeia a atuação das instituições públicas, estando presente cotidianamente nas interações sociais, inclusive, no nosso carnaval.

Apoiamos a denúncia feita pelo Professor Samuel Vida, que tem por esteio a sua reconhecida trajetória intelectual.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp