APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de pesar

A Apub ratifica a nota abaixo, publicada pelo PROIFES-Federação, a respeito do falecimento do professor Luiz Carlos Cancellier, reitor da UFSC

É com profundo pesar que o PROIFES-Federação recebe a notícia do trágico desaparecimento do Professor Doutor Luiz Carlos Cancellier, Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, nesta segunda-feira, 2.

A perda para os colegas, amigos e familiares é irreparável, e a estes o PROIFES-Federação dedica seus mais sinceros sentimentos e sua solidariedade.

Perde também a Universidade brasileira, já vítima de tantos ataques e retrocessos nos últimos tempos.

Os acontecimentos da UFSC nas últimas semanas nos remetem à necessidade de uma profunda reflexão, e à obrigação de alertarmos fortemente dos perigos que nossa frágil Democracia está sofrendo. Não aceitamos e não aceitaremos que a prática da presunção de culpa substitua a presunção de inocência, e que a exposição pública das pessoas sem condenações seja uma regra, arruinando, às vezes indelevelmente, reputações construídas ao longo de uma vida. A condenação prévia dos servidores públicos é uma afronta ao Estado Democrático e de Direito, pelo qual tanto lutamos e tantos pereceram ao longo de mais de 25 anos.

A consternação é imensa, mas não levará ao imobilismo, e a Comunidade Acadêmica não cessará de buscar explicações para esta perda prematura, até que seja restabelecida a verdade dos fatos, dos processos democráticos e da justiça em nosso País.

PROIFES-Federação, 2 de outubro de 2017

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp