APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de pesar I Apub lamenta falecimento do professor Jaime Sodré

A Apub sindicato lamenta o falecimento do professor, historiador, artista plástico e escritor Jaime Sodré, ocorrido nesta quinta-feira (06). Ele tinha 73 anos e era filiado à Apub desde 1998.

Nascido em Salvador, em 1947, ela era docente do Instituto Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Sodré era graduado em desenho e plástica e mestre em teoria e história da arte pela Escola de Belas Artes da UFBA. Ao longo de sua carreira pesquisou história e cultura afro-brasileiras, sendo autor das obras “Manuel Querino: Herói da raça e classe” (2001), “A influência da religião afro-brasileira na obra escultórica do Mestre Didi” (2006),
“Uma historinha africana – Doúm, Alabá e o Senhor Elegbara em: A verdade tem dois lados” (2009) e “Da diabolização à divinização: a criação do senso comum” (2010). Foi homenageado com o troféu Caboclo da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu e a medalha Zumbi dos Palmares, da Câmara Municipal de Salvador.

O sepultamento será amanhã (07), às 9h no Cemitério do Campo Santo. A Apub envia votos de solidariedade à família e amigos.

Com informações de UFBA em pauta e plataforma Lattes
Foto: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp