APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de pesar pelo falecimento do professor James José de Farias

Em nome da APUB SINDICATO, lamentamos o falecimento do professor aposentado James José de Farias (24/02/1935-28/05/2020). Foi professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA e integrou a equipe do IAPSEB/SESAB, colaborando com inúmeros projetos voltados à arquitetura hospitalar e à produção de habitação popular. James foi também um dos responsáveis pelo projeto da sede do edifício do IAB-BA (Instituto dos Arquitetos do Brasil), construído entre 1963 e 1965, em plena ditadura militar.

Arquiteto atuante em várias frentes e conhecido por sua ética profissional, foi um dos pioneiros de Extensão na UFBA – sua participação e experiência no Projeto Cansanção resultou na dissertação de mestrado intitulada Organização Espacial nas Práticas Comunitárias, apresentada ao PPG-AU/FAUFBA em 1992, sob orientação do professor Pasqualino Magnavita.

Muito querido por estudantes e colegas por sua conduta, generosidade e profissionalismo, sempre carregava um sorriso sereno e tranquilo. Foi um profissional combatente e engajado na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

A cremação ocorreu hoje à tarde, às 14h, no Cemitério Jardim da Saudade.
Manifestamos nossos sinceros sentimentos de solidariedade aos familiares, colegas e amigos pela perda em um momento tão delicado do nosso país. James deixa quatro filhos: Jader, Jenner, Janos e Jan.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp