APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

NOTA DE REPÚDIO

A APUB vem por meio desta nota, manifestar repúdio ao episódio de racismo sofrido pelo professor Henrique Saldanha (IMRS/UFBA), ocorrido nas dependências da sede do sindicato, na época da comemoração do dia dos professores e das professoras. 

O episódio foi reportado pelo próprio docente, através de e-mail direcionado ao sindicato, em que relata o fato ocorrido. Diante do exposto, segue o posicionamento oficial da APUB, através dessa nota de repúdio:

Esse é um ato de violência constantemente sofrido pela população negra, infelizmente. Mas, entendemos que não cabe mais na sociedade que tanto queremos construir: antirracista, feminista, diversa, socialmente referenciada.

Sabemos que o racismo é uma estrutura social, perversa, que permeia todas as instituições da nossa sociedade, mas entendemos que o sindicato não comporta a reprodução de práticas racistas. Isso não retira a responsabilidade individual das pessoas ao cometer uma ação racista. Além disso, compreendemos que o sindicato, junto com os movimentos sociais, é um espaço formativo e de luta incansável para extirpar todas as formas de opressão e preconceito.

Que esse episódio lamentável seja um momento de reflexão para todas e todos que nos leem, e que possamos repensar e transformar a nossa forma de enxergar o outro.

Outras ações estão sendo organizadas pela APUB.

Nossa solidariedade ao prof. Henrique.

Diretoria APUB Sindicato

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp