APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub e Proifes no FSM: Os desafios e enfrentamentos da população negra e LGBTTQ na Universidade foi tema de mesa

Travesti preta do gênero feminino, heterossexual. É assim que Megg Rayara de Oliveira Gomes se apresenta. A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a primeira travesti preta a defender uma tese de doutorado no país. Ela recebeu o título de doutora em Educação em 2017.

“Quando eu digo que eu sou a primeira travesti preta a defender uma tese de doutorado no Brasil, em 2017, não é para comemorar, é para denunciar a opressão da universidade, do sistema de educação do Brasil”, afirma Megg.

O alerta foi feito na mesa “A inclusão das populações negras e LGBTTQ nas Universidades e Institutos Federais: um desafio docente”, organizada pelo GT Direitos Humanos do PROIFES-Federação como parte da programação oficial do Fórum Social Mundial 2018, em Salvador, nesta quarta-feira, (14).

“Sou professora de didática na UFPR, mas a minha presença naquele espaço não é pacífica, é sempre conflituosa porque têm professores que nem me cumprimentam”, relata Megg.

IMG_1585 (1)

As universidades federais do Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul saíram na frente do debate, mas hoje, existem apenas cerca de dez transexuais com doutorado no país, estima Leilane. “Nós somos sobreviventes”, protestou Megg.

IMG_1610 (1)

O debate também teve a intervenção da professora de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Joseli Maria Silva, que pesquisa sobre a morte de mulheres trans e travestis no Paraná. O Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo. “Sou uma mulher heterossexual, branca e cis (que se identifica com o sexo designado no seu nascimento). Eu sei que o meu corpo me traz determinadas vantagens que dão a outros sujeitos de corpos diferentes desvantagens. Como construir espaços para determinados grupos e sujeitos a partir da universidade?”, questiona Joseli.

Caminhos para as pessoas transexuais

Leilane relatou casos de transfobia que viveu em 18 anos de universidade, e deixou no ar uma reflexão profunda sobre as portas que se abrem para a população trans. “Talvez, se eu tivesse seguido o caminho da prostituição, eu estaria melhor. Porque hoje, minhas amigas que foram para Europa, estão melhores do que eu, que estou desempregada com pós doutorado”.

IMG_1599 (1)

A mesa foi mediada pelo professor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nildo Ribeiro, da Apub-Sindicato. Para Nildo, que representou o GT de Direitos Humanos do PROIFES-Federação, o tema da mesa “nos faz pensar nas lutas concretas que têm repercutido além dos muros acadêmicos. Existe a necessidade de criticar para construir uma sociedade mais justa e igualitária contra todas as formas de dominação e violência”. Ele também deixou um recado para colegas da docência: “Acolham. Porque é muito difícil fazer essa luta sozinho”.

IMG_1550 (1)

Os relatos emocionados de todos os participantes da mesa ecoaram na plateia de mais de 120 pessoas que lotou, durante mais de duas horas, o espaço Chico Mendes, na tenda da CUT. Ovacionada em seu depoimento final, Megg encerrou a atividade com uma reflexão: “Por que a calçada é mais atraente para a travesti do que a sala de aula?”.

As falas foram transmitidas no Facebook do PROIFES e da ADUFRGS-Sindical.

Fonte: ADUFRGS-Sindical

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp