APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Professor Joviniano Neto é homenageado no XIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação

Na abertura do XIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação – que aconteceu na noite do dia 26 de julho, na sede da ADUFGRS-Sindical, em Porto Alegre (RS) – o professor aposentado da UFBA, ex-dirigente e delegado eleito da Apub Sindicato, Joviniano Neto foi agraciado com o “Prêmio PROIFES” em reconhecimento à sua trajetória de militância no movimento docente.

O prêmio foi entregue pelo presidente do PROIFES, Eduardo Rolim (ADUFGRS-Sindical), após a exibição de um vídeo com depoimentos de amigos/as e companheiras de lutas antigas e recentes, como dirigentes da Apub e do Grupo Tortura Nunca Mais, do qual Joviniano é também presidente. Em sua fala, Rolim destacou a disposição e atividade demonstrada pelo homenageado: “Joviniano é alguém que, com a sua idade – é aposentando já – está na luta com a gente, se elegeu delegado para o Encontro do PROIFES e está aqui porque tem contribuição a dar”, afirmou.

IMG_5280site

Surpreendido pela homenagem, Joviniano lembrou a coincidência de estar comemorando, justamente este ano, 60 anos de militância e recordou brevemente seu início no movimento secundarista: “naquela época eu assinava cheque do Grêmio, mas não podia assinar cheque pessoal porque era menor de idade. E, nos eventos que eu ia eu era o mais novo de todos. Agora…”, disse, arrancando risos dos/as presentes. Falou também sobre seus projetos e demonstrou que pretende continuar em plena atividade: “eu sempre fui um militante que atua escrevendo, elaborando, analisando; estou fechando um livro, “Igrejas e Ditadura Militar na Bahia”, é um trabalho a partir do relatório da Comissão Estadual da Verdade”. E agradeceu: muito obrigado pela luta que vocês estão homenageando, que eu pretendo continuar; meu compromisso de luta está nos ossos e é isso que eu pretendo continuar fazendo.

IMG_5295site

O professor Carlos Scherer, da ADUFRGS-Sindical também foi homenageado na abertura.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp