APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação celebra centenário, vida e obra de Paulo Freire com Semana Freireana a partir desta quinta-feira (19), às 16h

Em celebração ao centenário do educador Paulo Freire, o PROIFES-Federação inicia nesta quinta-feira, 19, as atividades da Semana Freireana: Vida, Obra e Pensamento. Durante sete dias o PROIFES e seus sindicatos federados realizarão atividades, debates e aulas públicas sobre a vida e o legado daquele que se tornou o pensador brasileiro mais influente do século vinte.

A abertura acontece às 16h desta quinta-feira, com uma aula pública de Carlos Rodrigues Brandão, do Instituto Paulo Freire e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e participação de Nilton Brandão, presidente do PROIFES-Federação, Fátima Silva, secretária-geral da CNTE, e Gilka Pimentel, diretora do PROIFES. A abertura e todos os eventos da Semana Freireana serão transmitidos pela página de Facebook e pelo canal do Youtube do PROIFES.

No dia seguinte, sexta-feira, 20, às 14h, acontece a mesa Paulo Freire e as memórias da educação popular: de Angicos às experiências contemporâneas, com Paulo Palhano, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Wellington Germano, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mediação de Gilka Pimentel, do PROIFES.

Na segunda-feira, 23, também às 14h o tema é Paulo Freire e a educação crítica, com Maria Aparecida Zanette, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a presidenta do SINDIEDUTEC-Sindicato, Rosangela Gonçalves.

A Contribuição Política do legado de Paulo Freire para a luta sindical na atualidade é o tema a aula de terça-feira, 24, às 18h30, com Thiago Ingrassia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Sônia Ogiba, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical.

Na quarta-feira, 25, às 17h o debate é sobre A contribuição de Paulo Freire para um sindicalismo educador, com Wilson Barroso e Alexandre Cals, ambos professores da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Na quinta-feira, 26, a Semana Freireana do PROIFES inclui a um dia inteiro de atividades da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) para debater Autonomia, Financiamento e Gestão do Ensino Superior no atual cenário sociopolítico brasileiro. A abertura acontece às 8h30 com a participação de doze entidades nacionais e internacionais da Educação. A primeira palestra começa às 9h30 com o tema O papel da IFES na reconstrução da soberania democrática do país, e palestra de Jesualdo Farias, debate com Oswaldo Negrão, do ADURN-Sindicato, Ênio Pontes, do SindProifes, e mediação de Geovana Reis, do ADUFG-Sindicato.

Às 14h a mesa Valorização dos e das profissionais da educação superior: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde, com palestra de Marcus Vinicius David, presidente da Andifes, em debate com Eduardo Rolim, da ADUFRGS-Sindical, e Raquel Nery, mediação de Marta Lícia, ambas da APUB-Sindicato. Já às 16h30 a mesa Gestão democrática e financiamento da educação superior: participação, transparência e controle social, com palestra de Rui Oppermann, reitor eleito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e debate de Gil Vicente Reis, da ADUFSCar-Sindicato, e Lúcio Vieira, da ADUFRGS-Sindical, com mediação de Zelia Granja Porto, da ADUFEPE-Sindicato.

A Semana Freireana PROIFES-Federação se encerra na sexta-feira, 27 de agosto, às 16h, com aula pública de Maria Margarida Machado, da Universidade Federal de Goiás, e mediação de Geovana Reis, do ADUFG-Sindicato.

Todas as atividades serão transmitidas pela página de Facebook e pelo canal do Youtube do PROIFES.

Acompanhe essa e outras notícias da Semana Freireana no site e redes do PROIFES e seus sindicatos federados:

Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebook: facebook.com/proifesfederal
Youtube: youtube.com/proifesfederacao
Instagram: instagram.com/proifesfederacao

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp