APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação realiza seu XVI Encontro Nacional de modo virtual de 4 a 7 de novembro

Em respeito à vida e às medidas de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, o XVI Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que acontece este ano de 4 a 7 de novembro, será realizado de forma totalmente virtual. A décima sexta edição do Encontro contará com debates online entre os delegados, e programação de mesas com transmissão em tempo real pelo site e redes sociais do PROIFES e de seus sindicatos federados.

O modo virtual não será a única novidade desta edição. Pela primeira vez estão sendo realizados Pré-Encontros regionais, em cada um dos sindicatos federados, que discutem previamente os textos que vão compor os cinco eixos temáticos de debate estabelecidos pelo Conselho Deliberativo do PROIFES: Os desafios do presente para o Brasil: cenário econômico e social; saúde; meio ambiente; cultura e comunicação; As carreiras, os salários, as condições de trabalho docente e a retomada das atividades de ensino; Os desafios da Ciência e Tecnologia nas IFEs e a ética na pesquisa; A organização do movimento sindical e a expansão do PROIFES-Federação; O futuro das políticas de Direitos Humanos no Brasil.

“O Encontro é o momento da construção de nossa pauta de lutas, para garantir nossa carreira, recomposição de perdas salariais, garantir investimento em educação, pesquisa e extensão de forma adequada. O Encontro tem por objetivo uma reflexão da realidade brasileira que vivemos no último período, o entendimento do por que avançamos ou recuamos, a compreensão disso os dá condição de compreender como reforçar nossa luta no que estamos sendo vitoriosos, e como reverter as dificuldades que nos impedem de avançar”, destacou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato).

A realização de encontros nos sindicatos federados, durante todo o mês de setembro, “vão permitir que mais professores da base possam se debruçar sobre os textos, e trazer contribuições para o Encontro Nacional. Então é uma possibilidade que temos de ampliar o debate e trazer reflexões tão necessárias para esse ano de 2020” explicou o secretário do PROIFES, Oswaldo Negrão (ADURN-Sindicato).

Também foi pensada uma mudança do modelo do Encontro, com nova estrutura e novas modalidades, acrescentou Negrão. “Em vez de fazermos várias teses apresentadas por vários autores no decorrer do Encontro, e como o Encontro não vai ser presencial, pensamos em formas de sistematizar, e na construção compartilhada dos debates e documentos, e construímos de forma coletiva e abrangente as teses norteadoras”.

A décima sexta edição do Encontro Nacional terá transmissão pelo site e redes sociais do PROIFES-Federação e de seus sindicatos federados. Acompanhe e compartilhe esta e outras notícias sobre o XVI Encontro Nacional do PROIFES-Federação em:

Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebook: facebook.com/proifesfederal
Youtube: youtube.com/proifesfederacao
Instagram: instagram.com/proifesfederacao

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp