APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação realiza XVIII Encontro Nacional de 12 a 14 de julho em Natal (RN)

O PROIFES-Federação realiza de 12 a 14 de julho, em Natal (RN) o seu XVIII Encontro Nacional. Esta edição acontece em um cenário de retomada das atividades presenciais após dois anos de pandemia, e em meio a ataques constantes ao serviço público, ausência de reajuste salarial dos servidores e servidoras, investidas contra a democracia e precarização da educação pública brasileira.

O evento reunirá observadores, convidados, palestrantes e representantes da diretoria e delegações de todos os sindicatos federados ao PROIFES na capital potiguar, para debater assuntos relacionados às Instituições Federais de Ensino Superior, distribuídos em seis Eixos:

Eixo I – A crise da sociedade brasileira. Seu aprofundamento em 2022 e os reflexos nas IFES

Eixo II – PNE: a necessidade de um debate sobre seu futuro

Eixo III – Educação, Direitos Humanos e diversidade: o papel da Federação nessa luta

Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde: o papel da Federação nessa luta

Eixo V – A defesa da autonomia e a gestão democrática nas IFES: a necessidade de aprofundar a democracia nesse espaço

Eixo VI – Os desafios da construção de uma Nação Soberana e a atuação da Federação nesse processo.

“Os Encontros Nacionais do PROIFES mantêm a tradição de serem um espaço privilegiado de discussão política, que auxiliam e contribuem para traçar diretrizes de atuação da Federação para o próximo período. Esta décima oitava edição acontece em um momento especial da conjuntura política e social brasileira, na qual o país enfrenta ameaças diárias à sua democracia, e a educação pública foi eleita como um dos alvos principais”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato).

São diversas as frentes de ataque à educação, acrescenta Brandão, exemplificando: “estrangulamento orçamentário das Universidades e Institutos Federais, desrespeito à autonomia universitária, falta de reposição inflacionária para os servidores e servidoras federais, desvalorização da carreira docente e limitações à pesquisa científica com o encolhimento ou extinção de bolsas. Todos estes e outros temas serão debatidos com qualidade e seriedade ao longo do XVIII Encontro, embasando e orientando o PROIFES-Federação em sua luta de defesa da educação, do serviço público e da democracia”, destaca o presidente do PROIFES.

Veja abaixo a programação completa do XVIII Encontro Nacional do PROIFES:

Pré-encontros e eleição de delegados

Assim como nas últimas edições, os sindicatos federados deverão realizar até 26 de maio seus Pré-Encontros, nos quais deverão debater os textos e contribuições locais. Os textos do XVIII Encontro Nacional do PROIFES Federação serão submetidos à Comissão Organizadora do Encontro pelos respectivos sindicatos filiados ao PROIFES e serão organizados na forma de Anais de Congresso. Os sindicatos federados têm até dia 10 de junho para elegerem seus delegados e delegadas que participação do Encontro.

Confira nos links o Regimento do evento, assim como os textos-base dos coordenadores de cada um dos Eixos.

CONAPE 2022

O XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação acontecerá de forma presencial em Natal, Rio Grande do Norte, em período que antecede a realização da II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022), sob a coordenação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), tendo como tema central “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es” e como Lema: “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”

O PROIFES é uma das Entidades Nacionais que compõem a Executiva do FNPE e nesta condição é um dos coordenadores da CONAPE 2022, e os debates do XVIII Encontro Nacional do PROIFES foram organizados em consonância com os seis eixos da CONAPE 2022. “Neste sentido, nossa orientação é que os delegados e delagadas do Encontro Nacional do PROIFES organizem suas agendas para também participarem dos debates e eventos da CONAPE”, afirmou Brandão.

Acompanhe esta e outras notícias do XVIII Encontro Nacional no site e redes do PROIFES:

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp