APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES participa do Seminário FNPE – Educação na gestão Lula da Silva: desafios e prioridades

O Fórum Nacional Popular da Educação – FNPE promoveu nessa terça-feira (20) o Seminário FNPE Educação na gestão Lula da Silva: desafios e prioridades. O encontro teve como propósito discutir o relatório do Grupo de Trabalho da equipe de transição da educação e propor prioridades para a educação brasileira na reconstrução do país.

A mesa 1 do seminário teve a participação dos integrantes do GT de transição, Binho Marques, Heleno Araujo e Madalena Guasco. A mesa dois contou com a participação da Deputada Rosa Neide – PT/ GT de transição, Luis Claudio Costa e Carlos Abicalil da Fundação Perseu Abramo. O presidente do PROIFES Federação, professor Nilton Brandão representou o PROIFES nessa importante discussão sobre os novos rumos da educação pública brasileira.

O professor Binho Marques destacou o cenário devastado do Ministério da Educação deixado pelo governo Bolsonaro, marcado por um planejamento financeiro desastroso. A professora Madalena Guasco trouxe as perspectivas de fortalecimento de caráter sistêmico da educação ,destacou a importância do FNPE e da realização de uma Conferência Nacional da Educação visando o fortalecimento do diálogo e a reconstrução da educação pública.

Dentre as prioridades apontadas pela deputada Rosa Neide foi ressaltada a importância de se debater a educação enquanto política nacional sempre com um olhar atento para a alfabetização e a Educação de Jovens e Adultos.

“Para o PROIFES Federação é de grande relevância a participação em debates que discutam os novos rumos da educação pública no nosso país, uma vez que estamos saindo de um governo que nos deixou em um trágico cenário educacional. É importante que se debata estratégias para a implementação de políticas que irão promover avanços e alterações necessárias para a mudança desse cenário. Além disso, como entidade defensora da educação pública, estamos conscientes do nosso papel de combater o avanço da privatização que é evidente no país”, afirmou o presidente do PROIFES, Nilton Brandão.

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp