APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

SBPC realiza sua 69ª Reunião Anual com tema “Inovação, Diversidade, Transformações”

Entre os dias 16 a 22 de julho, em Belo Horizonte, será realizada a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na UFMG, que comemora seus 90 anos. O tema do encontro este ano é “Inovação, Diversidade, Transformações” e contará com mais de 240 atividades durante toda a semana com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. O evento é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um dos maiores fóruns de debates de políticas públicas para a educação, cultura, saúde, ciência e tecnologia.

Na Assembleia geral da entidade, que ocorrerá dia 20 de julho, serão empossados a nova diretoria, cujo presidente é o professor Ildeu Moreira da UFRJ, os novos conselheiros e secretários regionais. Na Bahia, foi reeleito o prof Jaime dos Santos Filho, do IFBA de Vitória da Conquista, para mais dois anos de mandato.

A Programação Científica da 69ª Reunião conta com 70 conferências, 83 mesas-redondas e encontros, 14 sessões especiais e 57 minicursos. Participam dessas atividades pesquisadores e estudantes de 52 instituições de todo Brasil. No total há 871 pôsteres programados, distribuídos em 174 apresentações por dia, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Também serão realizadas atividades como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, o Dia da Família na Ciência, oportunidade para que a sociedade possa estar mais presente dos debates sobre os temas contemporâneos.Pesquisadores baianos estarão presente em oito mesas-redondas e conferências, e também com a apresentação de 82 posters de pesquisas desenvolvidas por professores e estudantes da UFBA, UNEB, IFBA, UEFS, UESB e UESC.

Antecedendo a reunião anual, aconteceu na semana passada, dos dias de 6 e 7 de julho, a SBPC Educação, realizada no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) do campus UFMG Montes Claros, reunindo educadores, professores e estudantes mineiros.

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro. A última reunião anual da SBPC sediada na Bahia ocorreu em 2001, no campus da UFBA.

Mais informações no site do evento.

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp