SBPC realiza sua 69ª Reunião Anual com tema “Inovação, Diversidade, Transformações”

Entre os dias 16 a 22 de julho, em Belo Horizonte, será realizada a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na UFMG, que comemora seus 90 anos. O tema do encontro este ano é “Inovação, Diversidade, Transformações” e contará com mais de 240 atividades durante toda a semana com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. O evento é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um dos maiores fóruns de debates de políticas públicas para a educação, cultura, saúde, ciência e tecnologia.

Na Assembleia geral da entidade, que ocorrerá dia 20 de julho, serão empossados a nova diretoria, cujo presidente é o professor Ildeu Moreira da UFRJ, os novos conselheiros e secretários regionais. Na Bahia, foi reeleito o prof Jaime dos Santos Filho, do IFBA de Vitória da Conquista, para mais dois anos de mandato.

A Programação Científica da 69ª Reunião conta com 70 conferências, 83 mesas-redondas e encontros, 14 sessões especiais e 57 minicursos. Participam dessas atividades pesquisadores e estudantes de 52 instituições de todo Brasil. No total há 871 pôsteres programados, distribuídos em 174 apresentações por dia, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Também serão realizadas atividades como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, o Dia da Família na Ciência, oportunidade para que a sociedade possa estar mais presente dos debates sobre os temas contemporâneos.Pesquisadores baianos estarão presente em oito mesas-redondas e conferências, e também com a apresentação de 82 posters de pesquisas desenvolvidas por professores e estudantes da UFBA, UNEB, IFBA, UEFS, UESB e UESC.

Antecedendo a reunião anual, aconteceu na semana passada, dos dias de 6 e 7 de julho, a SBPC Educação, realizada no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) do campus UFMG Montes Claros, reunindo educadores, professores e estudantes mineiros.

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro. A última reunião anual da SBPC sediada na Bahia ocorreu em 2001, no campus da UFBA.

Mais informações no site do evento.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu