APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Mesa de diálogo discute combate ao racismo

Para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Sindae, em parceria com outros sindicatos, estará realizando um seminário, em seu auditório, nesta terça (18), a partir das 9 horas, para discutir temas de grande relevância para a classe trabalhadora, com um objetivo especial: o combate ao racismo que ainda, e infelizmente, contamina a sociedade brasileira. É a Mesa de Diálogo sobre Igualdade Racial, que vai discutir a “Ascensão e reação de classe e raça no Brasil de hoje”, o “Acesso à educação e mudança de paradigma”, “Renda como instrumento de exercício da cidadania” e “Saúde da População Negra e racismo institucional”.

O evento mantém a tradição do Sindae de sempre comemorar a Semana da Consciência Negra e será realizado em parceria com os Sindicatos dos Previdenciários (Sindprev), Servidores Públicos Federais (Sintsef) e de Assistentes Sociais (Sasb). Entre os palestrantes estarão o bacharel em Direito, Ivonei de Oliveira, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), o economista Élder de Arimatéia Costa, do Dieese, e o cientista social Altair Lira, presidente da Federação Nacional dos Portadores de Anemia Falciforme (Fenafal).

No caso dessa anemia, mais de 10 mil baianos sofrem com essa doença e estima-se que no Brasil, por ano, cerca de 3.500 nascem com ela. Isso a coloca como a doença genética de maior relevância em nosso país, devendo, assim, ser tratada como política pública. Em relação às outras temáticas, a Mesa de Diálogo vai discutir o preconceito existente no ambiente de trabalho e em toda a sociedade, fazendo um contraponto com os avanços registrados no país nos últimos anos, visando o combate sistemático ao racismo e a desigualdade social, ainda tão fortes, apesar da população brasileira ser predominante negra (51% do total).

Escrito por Sindae-Ba

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp