APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Sociedade Doente ou poder da indústria da saúde em debate nas Polêmicas Contemporâneas

Na próxima segunda, dia 13 de março, Polêmicas Contemporâneas da Faculdade de Educação da UFBA colocará em debate Mercantilização da saúde e medicalização da sociedade, com a presença de Lygia Viegas, da Faculdade de Educação da UFBA, Mauricio Barreto, professor da UFBA (ISC) e pesquisador da Fiocruz e da Dra Rosa Garcia Lima, representando o Conselho Regional de Medicina – Bahia e Marcos Antonio Sampaio, conselheiro do Conselho Estadual de Saúde.

No debate os convidados analisarão o crescente uso de remédios pela população, a partir de práticas que consideram qualquer comportamento um pouco fora da rotina esperada pelo senso comum sendo razão para prescrição de remédios. Também será debatido os processos de privatização do sistema de saúde, os modelos internacionais de políticas públicas no campo e a necessidade de mais humanização na saúde.

O encontro será no auditório da escola Politécnica da UFBA a partir das 19 horas e conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. (SBPC).

Quem são os convidados

Lygia Viegas, professora da Faculdade de Educação da UFBA. Psicóloga pela USP (1999) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano também pela USP (2007). Pesquisa o tema da medicalização da sociedade no Programa de Pós graduação em Educação da UFBA.

Maurício Barreto, Médico, professor titular da UFBA (ISC) e pesquisador da Fiocruz. Membro da Academia de Ciência da Bahia. Ph.D. em Epidemiologia pela Universidade de Londres. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Rosa Garcia Lima, Doutora Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Foi presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia e secretária da Associação Brasileira de Psiquiatria. Conselheira do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia,(CREMEB), onde coordenou a Câmara Técnica de Psiquiatria.

Marcos Antonio Sampaio, conselheiro do Conselho Estadual de Saúde

Polêmicas Contemporâneas

A disciplina denominada Polêmicas Contemporâneas recebe alunos de todos todos os cursos de graduação com o objetivo de discutir temas candentes que contribuam com uma formação mais amplas dos futuros profissionais diplomados pela UFBA. É aberta à participação da sociedade sem necessidade de pagamento ou inscrição.

É uma atividade promovida pelo Departamento II da Faculdade de Educação em conjunto com a Escola Politécnica da UFBA e com apoio da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Secretaria Regional da Bahia).

Os debates são transmitidos ao vivo em áudio e vídeo pela internet pela Rádio Faced Web/Rádio Web Poli e pelo Canal Polêmicas que podem ser acessados através da página http://www.polemicas.faced.ufba.br, onde também estão disponíveis os áudios e vídeos doa debates anteriores.

São usados intensamente as redes sociais, entre as quais Twitter, Identi.ca (@polemicas_ufba), Facebook, Instagram, Diáspora, entre outras (#polemicas_ufba) e a participação pode ser dar através do chat de Polêmicas em http://bit.ly/chatPolemicas.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp