V Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde vai refletir impactos da reforma na saúde do trabalhador

Com o objetivo de reunir pessoas de múltiplas inserções profissionais e sociais para discutir temas referentes ao mundo do trabalho e impactos sobre a saúde e meio ambiente, o V Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde acontece de 27 a 31 de agosto em São Paulo no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP.

O congresso pretende atrair profissionais, militantes, ativistas e estudantes das áreas do Direito, da Saúde, do Trabalho, da Sociologia, da Economia, do Meio Ambiente e das Comunicações. A professora da Faculdade de Medicina da UFBA e filiada a APUB, Rita Cassia Franco Rego, já tem presença confirmada e representará o sindicato no evento. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no endereço: www.fundacentro.gov.br (aba Próximos Eventos).

 Com o tema “Acidentes, adoecimentos e sofrimentos do mundo do trabalho”, o evento busca também possibilidades de atuação em diferentes frentes e áreas, possibilitando a integração dos diversos movimentos em defesa dos direitos humanos e sociais.

Entre os eixos a serem pautados no Congresso, estão: “O mundo atual, as acelerações na vida e no trabalho, as contradições, a saúde, os direitos e as lutas sociais”, “América Latina resiste: o mundo do trabalho no contexto da crise do capital”, e “Reforma Trabalhista Brasileira e as repercussões sobre a vida e a saúde dos trabalhadores”, entre outros. A programação contará também com exibição do filme e Dedo na Ferida e debate com o diretor Silvio Tendler.

Adriana Marcolino, socióloga do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Alessandra Camarano, vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Bruno Torturra, jornalista do Estúdio Fluxo, editor chefe do Greg News, Carlos Silva, auditor fiscal do trabalho e presidente do Sindicato Nacional doa Auditores Fiscais do Trabalho e Chico Guariba – Diretor e produtor de cinema, criador e diretor da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, são alguns dos participantes confirmados.

A organização do Congresso fica por conta da Associação Brasileira de Advogadas e Advogados Sindicais, do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, além do apoio de diversas outras organizações. O congresso também será transmitido ao vivo pela internet, através de um link que deve ser divulgado em breve.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu