APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

14 de Junho l Greve Geral da classe trabalhadora do Brasil

A Greve Geral do dia 14 de junho foi um intenso dia de luta para trabalhadoras e trabalhadores de todo o país em defesa dos seus direitos. Atos e paralisações tiveram como pauta principal a oposição à Reforma da Previdência, proposta pelo governo Bolsonaro como PEC 06/2019, e a denúncia sobre os danos que ela poderá causar na vida das/os trabalhadoras/es, inclusive a possibilidade de não conseguirem se aposentar.

Na tarde do dia 14, um grande ato levou milhares de pessoas, novamente, às ruas de Salvador. Estima-se que mais de 60 mil participaram da manifestação.

A Apub, juntamente com Dce/UFBA e Assufba, realizou uma concentração na Reitoria da UFBA e de lá, seguiram para o Campo Grande. Professoras e professores, estudantes, servidoras/es técnicos-administrativos se uniram às diversas categorias e levaram também a pauta em defesa da Educação pública, gratuita e de qualidade, frente aos cortes do governo para o ensino básico e superior.

A diretoria do Sindicato esteve presente também na paralisação da Rótula do Abacaxi, na manhã da sexta-feira, e em seguida participaram da manifestação na região do Iguatemi. À noite, marcaram presença ainda na Conferência Magna do Ano de 2019, na Faculdade de Direito da UFBA, que teve o ministro Ricardo Lewandowsk como convidado para falar sobre “A ideia de Democracia na atualidade”.



Facebook
Twitter
Email
WhatsApp