APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub e PROIFES participam de ato em apoio à nomeação da reitora da UFRB

Na manhã de hoje (24), aconteceu no campus de Cruz das Almas da UFRB, um ato pela nomeação da reitora eleita da UFRB, professora Georgina Gonçalves, para o quadriênio 2019-2023. A lista tríplice foi protocolada no MEC no dia 14 de março e desde então a UFRB vem sofrendo contestações acerca da condução do processo eleitoral. No entanto, os órgãos responsáveis por acolher as denúncias – Ministério Público e Justiça Federal – já vêm atestando a lisura do processo.

A Apub e o PROIFES-Federação estiveram presentes em apoio à nomeação e em solidariedade à Universidade. Participaram os diretores do sindicato, Jailson Alves e Nildo Ribeiro, que é também diretor da Direitos Humanos da Federação; e a vice-presidenta do PROIFES, Luciene Fernandes.

Georgina é a atual vice-reitora (2015-2019) e assumiu interinamente a reitoria, mas o mandato finaliza no dia 29 de julho. Portanto, há uma preocupação com o futuro da UFRB, principalmente em um período de grande ameaça à autonomia universitária e das dificuldades relativas aos bloqueios orçamentários, que colocam grandes desafios para a gestão administrativa e acadêmica das Universidades públicas.

A Apub manifesta sua defesa pela nomeação imediata de Georgina como reitora da UFRB pelo Ministério da Educação, como expressão do respeito aos processos democráticos da Universidade.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp