APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Campanha salarial e carreira dos docentes: debates nas unidades continuam

Na tarde de hoje, 25, aconteceu mais um debate sobre a campanha salarial e a carreira dos docentes, no Instituto de Psicologia da UFBA. Para iniciar a discussão, foi feita uma análise sobre o momento político do país e o corte orçamentário do governo federal de 9,42 bilhões na Educação, anunciado na última sexta-feira (22).

Com grande participação dos professoras e professores, o debate se desenvolveu em torno das possibilidades de construção de diversas formas de luta a favor das pautas dos docentes e em defesa da universidade, sendo o indicativo de greve uma das formas a ser debatida pelo corpo docente da UFBA. Como forma de acolher as diversas propostas e opiniões, a APUB reforçou o papel das assembleia enquanto instância de apuração e deliberação, e convocou os presentes para participarem da Assembleia Geral do dia 28 de maio, às 14h30 no PAF I.

Além disso, foi apontada a necessidade de articulação e unidade entre os diversos setores da classe trabalhadora como forma de barrar o avanço do conservadorismo e das perdas de direitos trabalhistas.

Debate em Odontologia. Dia 26 de maio, aconteceu novo debate preparatório para a Assembleia do dia 28, dessa vez na faculdade de Odontologia da UFBA. A professora Cláudia Miranda compareceu representando a diretoria da Apub, juntamente com Lana Bleicher e Selma Silva, da Comissão de Mobilização. Os presentes ouviram uma breve exposição do momento atual da Campanha Salarial e da conjuntura nacional. Cláudia Miranda falou sobre o histórico da participação da Apub na Campanha, tanto em conjunto com o Fórum dos Servidores Públicos Federais, quanto defendendo a pauta específica dos docentes na negociação setorial. Ao final, os professores colocaram suas dúvidas e receberam esclarecimento. As três organizadoras do debate ressaltaram a importância de participar da Assembleia dia 28.

Atualizado dia 26/05

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp