APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Evento sobre história da Escola Politécnica vai relembrar a situação da instituição durante a ditadura militar

A terceira edição do Conversando Sobre a História da Politécnica, evento que busca mergulhar no passado da instituição através de diversas temáticas e debates que são também relevantes para o presente, vai contar com relatos de ex-docentes que viveram durante o período da ditadura militar. As experiências foram documentadas e serão apresentadas por Antônio Carlos Reis Laranjeiras da área de história. O assunto se mostra altamente pertinente no momento atual já que os brasileiros estão se deparando constantemente com ameaças de intervenção militar e propostas de militarização do ensino.  

O evento, que também marca os 121 anos da Escola, acontece nos dias 17 e 18, das 8h30 às 18h30, e no dia 19 de 8h30 às 12h no Auditório Leopoldo Amaral localizado na própria Escola Politécnica da UFBA (Federação). Além do relato, a conversa também vai relembrar todo o processo de construção, desafios e conquistas da instituição responsável por oferecer os cursos de engenharia, partindo da sua fundação em 1897 por Artur de Sá Menezes, Arlindo Fragoso, Francisco da Silva e Lima, Alexandre Maia Bittencourt até os dias de hoje. Vale lembrar que a Escola tornou-se parte integrante da UFBA apenas em 1946, quando a mesma foi fundada.

Outros temas também estão previstos na programação, a exemplo das coleções museológicas da Escola e de Theodoro Sampaio, assunto que será tratado por alguns profissionais de museologia como Cláudia Guanais e Janaína Ilara, a restauração do acervo documental que ficará por conta de Renato Carvalho e Maria do Rosário, ambos da área de artes, e por último, a trajetória acadêmica e profissional do ex-docente Nelson Gandur Dacach, que será abordada por Vivien Viaro de Engenharia.

Os interessados em participar do debate, que conta com o apoio da APUB Sindicato, devem se inscrever através do endereço: www.historiapoli.eng.ufba.br. Dúvidas e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: historiapoli@ufba.br.

Serviço:


O que: 3 Conversando Sobre a História da Politécnica

Quando: 17 e 18/03 das 8h30 às 18h30, 19/03 das 8h30 ás 12h

Onde: Auditório Leopoldo Amaral – Escola Politécnica da UFBA (Federação)

Inscrições: www.historiapoli.eng.ufba.br

Mais informações: historiapoli@ufba.br

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp