APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de falecimento

É com pesar que a Apub  Sindicato comunica o falecimento do professor Armindo Bião, 63 anos, professor titular aposentado da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Era filiado da Apub desde 1979. O enterro  foi no domingo, dia 21/07, no Jardim da Saudade, em Brotas. Bião morreu na noite deste sábado, 20, no Hospital Aliança, onde estava internado desde o dia 4 deste mês. Ele morreu vítima de leucemia.

Armindo Bião foi professor titular da Escola de Teatro. Querido por todos, o docente foi o primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na Ufba. Além disso, Bião também assumiu a diretoria geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, nos anos de 2003 a 2006, e foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (1998/ 2002).

Ator e encenador, Bião esteve envolvido em mais de 50 obras teatrais e audiovisuais. Por conta disso, foi premiado por seu trabalho em teatro (1980, 2001, 2008, 2010) e por suas atividades acadêmicas (1998, 1999, 2007), na Bahia. O professor também teve seu trabalho reconhecido internacionalmente. Por conta da qualidade de sua obra, ele recebeu o título honorífico de Chevalier des Arts et des Lettres da República Francesa.

Em nota assinada pela diretora Eliene Benício Amâncio Costa, a Escola de Teatro da Ufba lamentou o falecimento do professor: “Armindo Bião ficará para sempre em nossos corações por seu carisma, entusiasmo, brilhantismo e acima de tudo por sua boa vontade em compartilhar seus conhecimentos. Sempre disposto a ajudar com novas ideias a academia e a cena teatral baiana”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp