APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Mineração e metalurgia serão discutidos no II Fórum da Agenda Bahia

Mineração, Metalurgia – Sustentabilidade e Desenvolvimento será o tema do segundo fórum da edição 2017 do Programa Agenda Bahia de Desenvolvimento, que será realizado no dia 13 de julho, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia. O evento, realizado pelo Crea-BA e Instituto Politécnico da Bahia (IPB), discutiu em março Água: Vetor de Desenvolvimento Sustentável.

O segundo fórum homenageará o engenheiro de Minas e Metalurgia, Sylvio de Queirós Mattoso e trará em sua programação exposições e discussões em torno da retomada do desenvolvimento do setor mineral na Bahia e da metalurgia do cobre.

A Agenda de Desenvolvimento Bahia é uma oportunidade para profissionais e estudantes avançarem na compreensão dos desafios enfrentados pela área tecnológica e assim ajudarem a construir um país mais justo e avançado.  É um evento que tem se destacado pela qualidade dos debates  e também pela participação de grandes nomes da área tecnológica.

O terceiro e último fórum da Agenda de Desenvolvimento Bahia abordará o tema – Métodos Construtivos: Eficiência e Sustentabilidade. O evento está  previsto para acontecer em outubro e as inscrições são gratuitas.


Sylvio de Queirós Mattoso –
Natural de Campos dos Goitacazes, formou-se em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Escola Politécnica da USP em 1953, onde também fez doutorado em Geociências. Mudou para a Bahia a partir 1957, onde participou da implantação de cursos na área de Geologia da Ufba, sendo o diretor da antiga Escola de Geologia da Ufba.  Além de  ter sido professor em vários cursos das áreas de minas , metalurgia ,geologia e petróleo , há por parte  dele , uma contribuição significativa na área de ensino da geografia. Realizou vários trabalhos de  campo  nas áreas de mineração e industrial. Foi consultor de diversas empresas,  assessor da Seplan e da SICM, além de exercer várias funções como secretário executivo da Comcitec; Diretor Técnico do Ceped ;Diretor-Presidente   do Ceped, Diretor de Tecnologia Pesquisa e Capacitação do IPB. Publicou vários artigos em revistas e congressos nacionais e internacional.

Confira a programação:

8h – 8h30h: Abertura
8h40 – 9h30: Inova Mineral (Planos de Negócios)
Rafael Senra  – Analista da FINEP
Engenheiro de Produção pela Universidade Estadual do Rio de janeiro – UERJ com pós-graduação e Planejamento de Obras de Construção e Montagem. Trabalhou  no Departamento de Planejamento e Acompanhamento de Obras e Construção e Montagem e no Departamento de Garantia de Qualidade da Atnas Engenharia. Desde 2013 é analista de projetos do Departamento de Petróleo, Mineração e Siderurgia.

9h30 – 10h20: Retomada do Desenvolvimento do Setor Mineral no Estado da Bahia
Reinaldo Sampaio – Superintendente de Estudos e Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia – SDE
Economista graduado pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, com especialização em Economia Mineral pela UFMG/IBRAM. Atuou, entre 1973 e 1988, como diretor administrativo e financeiro da Organização Odebrecht e era responsável pelos investimentos no segmento minero-industrial. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais, coordenador do Fórum Empresarial das Associações Minero-Industriais Nacionais e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia entre 2008 e 2014.

10h20 – 10h35: Intervalo

10h40 – 11h40: Mesa-Redonda
Debatedor: Marco Antônio Freire Ramos,  Especialista em Recursos Minerais do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM
Moderador: José Baptista de Oliveira Jr., Professor da UFBA

12h: Intervalo para Almoço

14h10 – 15h: Aspectos Operacionais e Importância da Ferbasa no Setor Siderúrgico Brasileiro e Mundial
Palestrante: Carlos Henrique Temporal, Relações com Investidores;Investor Relations Manager da FERBASA.
Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Qualidade e Certificações pela Unijorge, e MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela Unifacs. Possui mais de 15 anos de experiência, com passagem nas áreas de Mineração, Metalurgia, Comercial e atualmente há 05 anos na Área de Relações com Investidores da Ferbasa – Cia. Ferroligas da Bahia. É também Membro do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores e do NIRI -National Investor Relations Institute, nos EUA.

15h- 15h50: A Metalurgia do Cobre e suas Aplicações
Palestrante Sidney Santos Cordeiro, Gerente Industrial na Paranapanema –  Unidade Bahia
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho no RJ, Pós-graduado em Gestão de projetos pelo IBMEC. Carreira na área de Engenharia, Manutenção e Produção industrial iniciada na construção naval na década de 1990 no RJ. Experiência profissional desenvolvida nas empresas Ishikawajima do Brasil por 8 anos, MBR Mineração Brasileira Reunidas e VALE por 12 anos, LLX – Projetos Logísticos, Thyssen-Krupp e Paranapanema – Atualmente  3 anos. 26 anos trabalhando na indústria (construção naval, mineração e logística, Siderurgia e Metalurgia).

15h50 – 16h05: Intervalo

16h10-17h10: Mesa Redonda
Debatedor: Onidio Teixeira, Gerente de Operações da Vale Manganês
Moderador: Abel de Jesus, Professor associado da Ufba.
18h – Encerramento

Fonte: Ascom Crea-BA

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp