APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub envia cartas sobre educação e direitos humanos às candidaturas da Bahia

A Apub Sindicato enviou dois documentos – Carta aberta do PROIFES-Federação às/aos candidatas/os ao pleito de 2018 e a Carta de São Carlos, fruto do II Encontro Nacional do GT Direitos Humanos do PROIFES realizado dia 20 de setembro – aos candidatos e candidatas à senadores/as e deputados estaduais e federais pelo estado da Bahia. O intuito das cartas é apresentar às candidaturas propostas para a educação, universidade, ciência e tecnologia, e também para a defesa dos direitos humanos e ampliação das políticas públicas. Mas também, pressionar para que os candidatos/as se comprometam com estas pautas.

A mobilização está sendo realizada pelos sindicatos federados e pela própria Federação, que apresentou a carta aberta sobre educação no dia 06 de setembro, a todos os 13 candidatos à Presidência da República.também aos presidenciáveis, e pelos sindicatos federados nos estados. O documento foi elaborado a partir da determinação dos delegados e delegadas presentes ao XIV Encontro Nacional do PROIFES-Federação, realizado de 25 a 28 de julho em São Luís, no Maranhão, e seu conteúdo foi aprovado por unanimidade neste evento.

Na Carta, o PROIFES destaca entender que a educação é meio pelo qual o Brasil pode avançar na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, soberana, inclusiva e moderna, princípios que norteiam o documento e orientam sua atividade sindical.

É fundamental destacar que são as instituições públicas de Ensino Superior, Técnico e Tecnológico – hostilizadas pelos setores que defendem uma política de Estado mínimo para o Brasil – que acolhem de forma gratuita estudantes oriundos de todas as classes sociais, credos, raças e localizações, oferecendo-lhes oportunidades de formação e crescimento profissional, fator essencial à redução das imensas desigualdades que ainda assolam o País.

Registre-se, também, que a construção e a ampliação das redes de Universidades e Institutos se fez a partir de uma luta ampla e histórica: várias gerações levantaram suas vozes para defender o modelo que ora temos no Brasil.”

Veja abaixo a íntegra da Carta aos Presidenciáveis. A aqui a Carta de São Carlos sobre Direitos Humanos.

CARTA_PROIFES__1

CARTA_PROIFES__2

CARTA_PROIFES__3CARTA_PROIFES__4

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp