APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Conferência de Educação reúne mais de 1,5 mil educadores na Bahia

Realizada de 9 a 11 de outubro, em Costa de Sauípe (Mata de São João-BA), a Conferência Estadual de Educação da Bahia contou com cerca de 1600 participantes, dos quais mais de mil delegados que representaram as 380 conferências municipais, intermunicipais e regionais realizadas em todo o Estado. O Secretário Osvaldo Barreto e o Governador Jacques Wagner estiveram presentes, dentre outras autoridades.

A Apub foi representada pelo professor João Augusto de Lima Rocha, na condição de membro do Fórum Estadual de Educação responsável pela condução dos trabalhos da Conferência.

As discussões se desenvolveram sobre nove eixos temáticos, dois a mais do que os sugeridos pela organização da Conferência Nacional de Educação,  a Conae 2014, que será realizada em fevereiro de 2014, em Brasília, para a qual foram eleitos 160 delegados representantes da Bahia.

O representante da Apub tomou a iniciativa de propor moção, aprovada pela Plenária Final da Conferência Estadual de Educação da Bahia, a ser encaminhada à Comissão Nacional da Verdade, no sentido de que ela se empenhe para esclarecer a morte do educador Anísio Teixeira. O teor da moção, apoiada por diversas entidades, é o seguinte:

MOÇÃO

Considerando a relevância do educador Anísio Teixeira para a educação brasileira e ante o surgimento de evidências de que sua morte, em plena ditadura militar, no ano de 1971, foi conseqüência da ação repressiva do governo então vigente, os participantes da Conferência Estadual de Educação – Bahia, reunidos na Costa do Sauípe, de 09 a11/10/ 2013, encaminham moção à Comissão Nacional da Verdade, no sentido de que envide todos os esforços possíveis no intuito de esclarecer as circunstâncias da trágica morte do educador.

O pedido de investigação já foi devidamente encaminhado à Comissão, que recebeu dossiê pormenorizado a respeito, em sessão especial realizada no dia 05 de novembro de 2013, em Brasília. Enfatizamos, no entanto, a necessidade de que a investigação tenha elevado nível de prioridade, a fim de que seja feita justiça à memória do educador que tanto contribuiu para a renovação da educação e cultura em nosso país.

Bahia, 11 de outubro de 2013

APUB Sindicato/Proifes Federação – João Augusto de Lima Rocha

ANPAE – Maria Couto Cunha

CTB – Marilene dos Santos Betros

CEE-BA – Sérgio Guerra

MOC/FEEC – Ana Paula Mendes Duarte

FOBAP – Jane Rosana Vasconcelos de Oliveira

APLB Sindicato – Rui Oliveira

IFBA – Albertino Nascimento

Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Maria do Carmo Lima Falcão

Anfope – Raquel Rodrigues

Senai-BA  Aylana Gazar Barbalho

Instituto José Olívio – Sérgio Guerra

Fórum Baiano de Educação Infantil – Patrícia Gleice Barral

ASSUFBA Sindicato – Eliete G. da Silva

Prefeitura de Curaçá – Rosilda Orcelina dos Santos

União dos Estudantes da Bahia – Valmir Santos

Naomar Almeida Filho

Relatório do professor João Augusto

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp