APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub realiza ato em solidariedade ao professor José Sérgio Gabrielli e em defesa da Democracia

POR GABRIELLI, PELA DEMOCRACIA

No dia 22 de janeiro, às 17 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, acontece um ato em solidariedade ao professor José Sérgio Gabrielli, cuja aposentadoria, fruto de 36 anos de trabalho na instituição, foi recentemente cassada pelo governo Bolsonaro, através da Controladoria-Geral da União (CGU). A cassação foi suspensa por decisão liminar (provisória) do STJ, mas mérito do caso ainda não foi julgado.

A cassação da aposentadoria do professor ocorreu dias antes do Natal do ano passado, em publicação no Diário Oficial da União, como medida disciplinar relativa a supostas infrações cometidas durante a sua gestão como presidente da Petrobrás, cargo que ocupou entre 2005 e 2012. Trata-se de mais um – e talvez o mais infame – capítulo da perseguição que o governo Bolsonaro promove contra adversários políticos e contra a Universidade Pública; um governo que utiliza a máquina pública para táticas de intimidação e, dessa forma, ataca não apenas a pessoa do professor Gabrielli, mas o Estado Democrático de Direito.

Evidência da excepcionalidade do caso, a aposentadoria cassada é relativa à atuação de Gabrielli como servidor público docente da UFBA, não tendo relação alguma com o exercício da presidência na Petrobrás. O direito à aposentadoria digna é inerente a todo trabalhador e trabalhadora e não pode ser relativizado por arroubos autoritários de qualquer governo. Dessa forma, as entidades representativas dos/as trabalhadores/as docentes e do setor petroleiro reforçam a urgência de mobilizar contra esta arbitrariedade.

A Apub Sindicato realiza o ato em parceria com o Sindipetro Bahia e com o apoio de diversas entidades sindicais, movimentos e organizações da sociedade civil.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp