APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub Sindicato apresenta nota sobre carga horária docente

Professores da UFBA têm recebido documento encaminhado pelo Conselho de Curadores da instituição, através da Coordenadoria de Controle Interno (CCI), solicitando a confirmação ou justificativa da carga horária dos docentes nos respectivos departamentos. Circula na comunidade acadêmica a informação de que a iniciativa implementa a recomendação da Controladoria Geral da União (CGU).

Após a inclusão de norma definindo a carga horária mínima superior à prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o Consuni suspendeu duas vezes a vigência do Art. 119 do Regimento Interno da UFBA, que estabelece tal regra. A posição da representação docente e de alguns conselheiros, desde o início, foi contrária à proposta do estabelecimento de 12 horas em sala de aula.

Ao término da segunda suspensão, foi esclarecido que, enquanto o Consuni não recebesse novo parecer do CAE, a vigência estaria suspensa. A partir daí, instaurou-se uma situação de indefinição. Em algumas unidades e departamentos, aplicam-se a carga horária mínima, de 8 horas. Em outros, a carga superior.

Por conta desta indefinição, a Apub, que defende as 8 horas mínimas em sala de aula, inclusive como modo de garantir espaço para a pesquisa e extensão e demais atribuições acadêmicas administrativas, tem mobilizado a categoria e cobrado da Reitoria a solução da questão.

Além de audiência na Reitoria, lançou abaixo-assinado – protocolado no Consuni em 14 de abril deste ano –, participou das reuniões do mesmo e deu contribuições, através da representação docente, nas pessoas dos professores Sílvia Leite (FACED) e Arthur Matos Neto (FIS), integrantes deste Conselho. A diretoria apresenta sua posição em seus meios de comunicação – jornal, boletim eletrônico e site –, e foi apoiada nas assembleias gerais da categoria.

Diante disto, a diretoria do Sindicato está solicitando audiência com o Reitor, para reforçar a necessidade da colocação da proposta de 8 horas mínimas em sala de aula na pauta do Consuni, posição com a qual o professor José Carlos Sales se comprometeu em campanha.

Estejam certos de que a defesa dos professores e da autonomia da universidade é compromisso permanente da diretoria da Apub.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp