APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Campanha PROIFES em defesa das Instituições Federais de Ensino – Igualdade racial

As Instituições Federais de Ensino (IFES), em especial as Universidades Federais, contribuem fortemente para a redução da desigualdade racial no acesso ao ensino superior no Brasil. Entre 2004 e 2014 a presença de joves negros e negras na universidade cresceu 66% e a presença de pardos e pardas aumento 33% no mesmo intervalo.

Ao mesmo tempo, a diferença de inclusão nas universidades foi reduzida de 59% de brancos e brancas em 2004 para 45% em 2014, enquanto no mesmo período avançou a inclusão de negros, negras, pardos e pardas de 34% para para 47%, conforme apontam dados da IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federeais de Ensino Superior Brasileiras, realizada por Fonaprace e Andifes.

Campanha PROIFES

A Campanha do PROIFES em Defesa das IFES divulgará um peça audiovisual por semana, além de informações e matérias correlatas, e também se soma aos esforços e ações de outras entidades na defesa de uma educação inclusiva e gratuita.

Ciência nas IFES

O primeiro vídeo destaca a concentração da produção de pesquisa científica brasileira nas IFES.

Dez melhores Universidades do Brasil

O segundo vídeo mostra que das dez melhores universidades brasileiras em 2017, segundo o Índice Geral de Cursos do Inep/MEC, são públicas, e destas oito são IFES.

Acompanhe esta e outras ações do PROIFES em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade no site www.proifes.org.br e nas redes sociais da federação:

Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebook: facebook.com/proifesfederal/
Youtube: youtube.com/proifesfederacao

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp