APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Começa amanhã (22) o I Congresso Docente da Apub

 Amanhã (22) começa o I Congresso Docente da Apub Sindicato. Com o tema 50 anos Apub: o movimento docente e o futuro da universidade pública, o evento pretende reunir docentes e demais membros da comunidade acadêmica, além de organizações sociais, para debater a atuação do movimento docente em defesa da universidade pública, da democracia e dos direitos sociais, frente à atual conjuntura e também nos próximos períodos.

A programação amanhã começa às 17h com a mesa de debate “Universidade e Democracia na Crise Brasileira”, com Armando Boito (Unicamp), Eugênia Gonzaga (Presidenta da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos) e João Carlos Salles (reitor da UFBA). Quem chegar a partir das 16h para o credenciamento poderá acompanhar também a sessão de autógrafos com Armando Boito, que lançou recentemente o livro “Reforma e crise política no Brasil”.

No dia 23, a primeira atividade é a oficina “Gestão de carreira e preparação para a aposentadoria”, às 13h. Logo após, das 14h às 17h, acontecem as apresentações de trabalhos nos GTs “Direitos Humanos:raça, etnicidade, gênero e diversidade sexual”, “Educação, Ação Política e Democracia (parte 1), “Universidade, Cultura e Democracia” e “Autonomia e Judicialização da vida universitária”. Mais tarde, a partir das 17h30, a mesa é “Análise de conjuntura e a construção de um projeto para o Brasil”, com a participação de Luís Nassif (jornalista), Tatiana Berringer (UFABC) e Luiz Filgueiras (Economia/UFBA).

Dia 24, a oficina será “Apresentação jurídica sobre plano de carreira e principais ações dos docentes” e apresentação dos GTs “Educação, Ação Política e Democracia (parte 2)”, “Ciência e Tecnologia”, “Financiamento, expansão e condições de trabalho” e “Carreira e Aposentadoria”. A mesa de debate final será “Desafios do Movimento Docente”, com Ronaldo Pagotto (Projeto Brasil Popular), Nilton Brandão (PROIFES), Adércia Bezerra Hostin (Coordenação-geral do FNPE/CONTEE) e Maria Stella Brandão Goulart (Apubh). Os horários das atividades serão similares às do dia 23. O Congresso se encerra no sábado (25), com a Plenária Final, a partir das 09h30.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. As mesas de debate, oficinas e Plenária acontecerão no auditório do PAF III e os GTs no Instituto de Letras, ambos no campus de Ondina da UFBA.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp