APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Consuni volta a discutir Semestre Especial 2021 na sexta-feira (27)

Em reunião nesta terça-feira, dia 23 de novembro, o Conselho Universitário da UFBA apreciou pela primeira vez a proposta de resolução apresentada pela reitoria para o semestre 2021.1, denominado Semestre Regular Especial.

A proposta foi debatida inicialmente em reunião da Diretoria, Conselho de Representantes e GT Educação da APUB, na qual foram construídas as principais propostas para proteção das condições especiais de trabalho docente durante a pandemia da COVID-19. Estas propostas foram apresentadas e discutidas no sábado, dia 21 de novembro, em uma reunião extraordinária com a diretoria do sindicato, a representação docente no Consuni e a Comissão Docente de acompanhamento do Semestre Letivo Suplementar, fruto de deliberação da Assembleia de 18 de setembro. Esta reunião referendou as sugestões, que foram posteriormente consolidadas em propostas de emendas à minuta da reitoria (veja aqui), encaminhadas e apresentadas na reunião do Consuni pela representação docente, professores Cristóvão Brito e Emanuel Lins.

Na fala da representação docente, o professor Cristóvão indicou a necessidade de ampliar a avaliação sobre o Semestre Letivo Suplementar, a partir das contribuições de estudantes e servidores técnicos-administrativos. Apontou também algumas das demandas docentes como a necessidade de aquisição de equipamentos e as dificuldades inerentes da utilização do espaço doméstico para o trabalho. O professor Emanuel Lins apresentou as propostas de emenda e suas justificativas, destacando que seu principal objetivo é a proteção das condições especiais e seguras de trabalho docente neste período excepcional, a exemplo da redução de carga horária ou preferência de horários de docentes responsáveis pelo cuidado de crianças e familiares que necessitem de assistência, cômputo integral da carga horária para todos os docentes que compartilhem disciplinas, fornecimento de infraestrutura e equipamentos de proteção para atividades presenciais e cômputo das atividades realizadas entre março e setembro de 2020 para fins de promoção e progressão funcional.

Essas e outras contribuições à proposta serão sistematizadas pela reitoria; o debate sobre 2021.1 continua na reunião do Consepe, dia 25 de novembro, e em nova reunião do Consuni no dia 27.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp