APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Encontro do Proifes debaterá conjuntura nacional, ameaças à educação e perspectivas do movimento docente

Docentes de todas as regiões do país irão debater os principais temas de interesse e reivindicações dos professores e professoras das universidades e institutos federais durante a XII edição do Encontro Nacional do Proifes, que acontece entre os dias 04 e 07 de agosto em Natal (RN). Esta será a edição com o maior número de delegados e delegadas, 54 no total. Representando a Apub estarão os/as eleitos Joviniano Neto (aposentado/FFCH), João Augusto Rocha (Politécnica), Raquel Nery (Faced) e Antonio Lobo (Igeo), além da delegada escolhida pela diretoria Daniele Medeiros (IMS/UFBA). A presidente da Apub Cláudia Miranda, a vice-presidente Livia Angeli e a diretora de Comunicação Luciene Fernandes também participarão do Encontro.

Entre os temas debatidos esse ano estão a conjuntura nacional e seu impacto na educação superior e na autonomia universitária, desafios e perspectivas para os movimentos sindical e docente, financiamento da educação e as carreiras do Magistério Superior e EBTT. A conferência de abertura trará como convidada a filósofa e escritora Márcia Tiburi. Autora do livro “Como conversar com um fascista”, ela fará a palestra “Democracia e Intolerância”, abordando as contradições, preconceitos e práticas que caracterizam os movimentos autoritários no Brasil.

Teses enviadas pelos docentes

O envio de teses para o Encontro foi aberto a qualquer docente, independentemente de ser ou não delegado/a. A Apub recebeu e encaminhou ao Proifes os seguintes textos:

– Perspectivas do Movimento Sindical brasileiro e os Desafios do Movimento Docente e sua Organização, por Luciene Fernandes e Livia Angeli

 A Educação Superior e os desafios atuais da sociedade brasileira, por João Augusto Rocha

– Carreira Valorizada = Aposentadoria Digna, por Joviniano Neto e Maristela Said

 

 

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp