APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Jornal da Apub l Reforma Administrativa: mais um passo para o desmonte

Desde a aprovação da Emenda Constitucional 95, que instituiu o teto de gastos públicos, uma das principais medidas alcançadas após o golpe de 2016, o debate econômico é dominado pelo mote do corte de despesas. Da Reforma Trabalhista, passando pela Reforma da Previdência até a PEC Emergencial (EC 109) e, agora, a Reforma Administrativa os discursos passam por dois pontos principais: 1) que o Brasil estaria “quebrado” e, portanto, seria imperativo reduzir
drasticamente as despesas; 2) que existiria um excesso de direitos – ou privilégios – especialmente no funcionalismo público – impedindo o investimento em outras áreas, como saúde e educação. O que essas ideias procuram esconder, no entanto, é a impossibilidade de fazer os investimentos sociais necessários numa nação profundamente desigual como o Brasil caberem sob um “teto” artificial (criado há 5 anos e que se quer transformar em dogma) e que são servidores e servidoras públicos os/as responsáveis por fazer funcionar as políticas essenciais para a população.

Esse discurso antiestado tem raízes históricas. De acordo com o professor Valdemar de Araújo Filho, do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, existe um processo social e político que procura criminalizar o Estado e reduzir o seu papel na sociedade e no desenvolvimento nacional, ligado à financeirização da economia brasileira e do próprio setor produtivo: “Não só surgiu uma rede muito poderosa integrada por instituições financeiras, agências de risco, bancos de investimentos e corretoras, como também as grandes corporações bancárias tradicionais absorveram ou se associaram a grandes grupos industriais, e parte dos lucros destes grupos passou a ter origem em rendimentos especulativos financeiros, vinculados principalmente à rolagem da dívida pública, lucros não operacionais. Essa mudança na morfologia social do empresariado convergiu com a onda do neoliberalismo que ganhou força a partir dos anos 90”, explica.

Quem também aponta os problemas dessa narrativa é Ana Luíza Matos de Oliveira, Coordenadora-geral da Secretaria Executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Frente Servir Brasil) e uma das organizadoras do livro Economia pós-pandemia: Desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico. “O debate econômico brasileiro tem sido dominado por dogmas e por um “terrorismo fiscal”, que é inibidor da discussão de alternativas. O Brasil não está quebrado e essa narrativa de que é preciso cortar mais e mais, porém sempre dos mais pobres, ela serve a interesses definidos, afirmou.

Servidores/as como alvo

O funcionalismo público – ou antes, parte dele – acaba sendo alvo preferencial dos cortes, especialmente no governo atual, cujo projeto de desmonte e morte se expressa, no Ministério da Economia, pelo ultraliberalismo de Paulo Guedes. Mas o excesso de pessoal ou de privilégios é, também, uma narrativa. “Segundo o IBGE, até 2016, ano do golpe institucional contra um governo que valorizava um pouco o servidor público, apenas 12% dos trabalhadores brasileiros eram servidores públicos, alocados em todos os níveis de governo. Essa é a média da América Latina, uma região com muitos problemas sociais. Mas em países mais desenvolvidos, o percentual passa a ser 21% em média, e em países organizados sob a lógica política de Estado de Bem-Estar Social, como Dinamarca, Noruega e Suécia, mais de 30% da população economicamente ativa está no serviço público. Na verdade, a criminalização contra o servidor público tem o objetivo de reduzir os custos estatais com serviços essenciais à população e reservar grande parte do fundo público para o serviço da dívida pública, tranquilizando os poderosos setores rentistas que controlam parte da máquina estatal brasileira. E toda a grande imprensa está envolvida nessa cruzada, porque a mídia é parte fundamental na construção desse discurso. Criminalizam principalmente os funcionários comuns de carreiras do Executivo enquanto deixam fora da crítica, militares, juízes e a alta burocracia política do sistema de gestão econômica”, aponta Valdemar Filho.

Já Ana Luíza chama atenção para a necessidade de aprofundar o debate sobre projeto de país: “a discussão sobre ‘excesso de servidores’ precisa ocorrer dentro da reflexão de qual país queremos ter, queremos construir. Já atingimos o nosso ideal de bem estar, de acesso aos direitos sociais, de redução das vulnerabilidades? Se sim, ok, não precisamos mais aumentar a quantidade de servidores. Porém, se não chegamos – e para mim, pelo menos, este é o caso – é preciso ter mais servidores. Políticas públicas e direitos sociais são feitas de/por servidores públicos”. Ela também ressalta que “as mulheres e a população negra são fortemente impactadas pela redução das políticas públicas, justamente por delas mais dependerem. Todos os setores mais vulneráveis – indígenas, quilombolas, a população LGBTQI+, moradores de vilas e favelas, da região rural, nordestinos e nortistas etc. – são os grandes perdedores da austeridade fiscal”.

PEC 32: quais as consequências

A Reforma Administrativa está materializada no texto da PEC 32 – embora alguns dispositivos já tenham sido inseridos nos gatilhos EC 109 como as possibilidades de congelamento de salários e suspensão de concursos. A PEC 32 ataca especialmente a forma de entrada no serviço público, a estabilidade do/a servidor/a e cria divisões entre as carreiras típicas de Estado (a serem estabelecidas via lei complementar), que manterão a maioria dos direitos existentes hoje, e as demais, que ficarão mais vulneráveis. “PEC 32/2020 altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta, com alteração dos artigos 37; 39; 39-A; 40; 40-A e 41-A, da Constituição Federal. Tais alterações extinguem o Regime Jurídico Único do servidor público, e, consequentemente a estabilidade no serviço público, criando novas formas de contratação pela administração pública. Assim, criam os cargos típicos de estado e o cargo com vínculos de prazo determinado e indeterminado, repassando para esses últimos cargos a mesma precariedade e limitações impostas pela CLT”, explica o assessor jurídico da Apub, o advogado Pedro Ferreira.

Outras consequências graves da Reforma são destacadas por Ana Luíza como a previsão de que o/a servidor/a poderá perder o cargo “até mesmo por uma decisão de órgão, deixando o servidor totalmente exposto a perseguições. Um segundo ponto é que a PEC coloca o princípio da subsidiariedade como um princípio da administração pública. Com isso, o setor público se torna complementar ao privado, e não o contrário. E a PEC também constitucionaliza uma série de acordos do setor público com o privado, inclusive com o compartilhamento de estruturas do setor público. Com isso, é possível que as instituições federais de educação superior sejam fortemente afetadas.”

Para Valdemar Filho, “a PEC 32 não é, de fato, e em sentido rigoroso, uma reforma do Estado. Ela não trata nem de aspectos organizacionais do Estado e nem das suas formas de atuação no contexto das demandas por serviços da sociedade brasileira. Ela expressa, principalmente, as tendências hegemônicas vigentes nos últimos trinta anos de criminalizar os funcionários e focar as medidas principalmente na redução do gasto público. Nesse sentido, tem o objetivo de sinalizar para o setor financeiro da economia que o governo estabilizará as contas públicas”. Uma evidência disso é que a PEC deixa de fora, juízes, desembargadores militares e procuradores. Também dá autonomia ao Presidente para extinguir ministérios, autarquias e fundações, sem a necessidade de aprovação pelo Legislativo em casos em que não gere despesas. Ainda, permite que cargos de liderança e assessoramento possam a poder ser 100% ocupados por pessoas de fora do serviço público, abrindo espaço para compadrios e corrupção.

Ana Luíza e Valdemar concordam que as Universidades serão umas das principais prejudicadas com a aprovação da Reforma. “Ela [a PEC] fornece uma excessiva autonomia para medidas discricionárias por parte do Titular do Poder Executivo, com possibilidade de mudar muito o perfil organizacional e funcional das entidades autárquicas e fundações que integram a universidade pública no Brasil. Esse será um dos principais aspectos que atingirá as universidades, com o potencial desmonte de ordenamentos organizacionais já consolidados e a extinção de instituições de pesquisa. Outro aspecto a se considerar serão os efeitos das contratações provisórias e terceirizações sobre o perfil acadêmico das universidades. A inclusão de quadros provisórios e terceirizados nas universidades irá contribuir para desorganizar a vida acadêmica e debilitar as instituições de pesquisa, e a longo prazo se tornará a forma predominante de seleção de docentes porque o projeto do governo tem o principal objetivo de reduzir custos.”, afirma o professor. “A reforma administrativa permite que coordenação de curso e chefia de departamento nas instituições públicas, por exemplo, seja assumida por pessoas alheias ao magistério e ao serviço público. É possível imaginar a situação de um “interventor” nestes cargos nas instituições federais. Com isso, em meio a ataques ao livre pensar, aos cortes de recursos para as instituições, ameaças do tipo “Escola sem partido” etc, este mecanismo trazido pela reforma pode ampliar a intervenção em instituições federais. É bom lembrar que já são 20 as instituições federais no país com “interventores”, que tem como reitores pessoas que não foram eleitas pela comunidade universitária”, alerta Ana.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp