APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

O crescimento do conservadorismo e o futuro da esquerda na América Latina em debate

O próximo encontro de Polêmicas Contemporâneas da Faculdade de Educação da UFBA debaterá Crescimento do conservadorismo e o futuro da esquerda na América Latina e será na segunda feira, dia  23 de janeiro de 2017, a partir das 19 horas, no auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA (Federação).

Na pauta do debate os recentes casos de impedimentos de presidentes na América Latina, o operação Lava-Jato e os recentes acontecimentos no Brasil, a onda conservadora no mundo, a questão dos refugiados, o significado da presença de empresário Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e as perspectivas para para o Brasil e a América Latina frente a esses desafios.

Estarão presentes no debate os professores da UFBA Samuel Vida, Clovis Roberto Zimmermann, Carlos Zacarias e Jorge Almeida. Na abertura será exibido um vídeo de Targino Godim, compositor e sanfoneiro, numa gravação especial feita para o debate nas Polêmicas Contemporâneas com uma música ainda não lançada tratando dos Refugiados no mundo e do depoimento do cineasta argentino Carlos Pronzato também gravado especialmente para o debate.

Convidados

Targino Godim, compositor e sanfoneiro, numa gravação especial feita para o debate em Polêmicas com a música Refugiados (vídeo)

Carlos Pronzato, é argentino morando no Brasil desde 1989. Dedica-se há anos a acompanhar os movimentos sociais. Produziu os documentários A Rebelião dos Pinguins, estudantes chilenos contra o sistema (2007) e Acabou a paz, isso aqui vai virar o Chile (2015), sobre as ocupações das escolas em São Paulo. (vídeo)

Samuel Vida, advogado, professor da Faculdade de Direito da UFBA e UCSal, militante do Movimento Negro e Secretário Executivo do AGANJU.
Ogan do Terreiro do Cobre.


Clovis Roberto Zimmermann, professor adjunto de Sociologia da Universidade Federal da Bahia, com experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, participação popular, direitos humanos e políticas sociais.

Carlos Zacarias, Professor da Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA. Coordena o Grupo de Pesquisa História dos Partidos e Movimentos de Esquerda na Bahia.

Jorge Almeida, professor da Departamento de Ciência Política da UFBA


Polêmicas Contemporâneas

A disciplina denominada Polêmicas Contemporâneas recebe alunos de todos todos os cursos de graduação com o objetivo de discutir temas candentes que contribuam com uma formação mais amplas dos futuros profissionais diplomados pela UFBA. É aberta à participação da sociedade sem necessidade de pagamento ou inscrição.

É uma atividade promovida pelo Departamento II da Faculdade de Educação em conjunto com a Escola Politécnica da UFBA e com apoio da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Secretaria Regional da Bahia).

Os debates são transmitidos ao vivo em áudio e vídeo pela internet pela Rádio Faced Web/Rádio Web Poli e pelo Canal Polêmicas que podem ser acessados através da página http://www.polemicas.faced.ufba.br, onde também estão disponíveis os áudios e vídeos doa debates anteriores.

São usados intensamente as redes sociais, entre as quais Twitter, Identi.ca (@polemicas_ufba), Facebook, Instagram, Diáspora, entre outras (#polemicas_ufba) e a participação pode ser dar através do chat de Polêmicas em http://bit.ly/chatPolemicas.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp