APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES participará da Conferência Nacional Popular 2018 em Belo Horizonte

Entre os dias 24 e 26 de maio será realizada, em Belo Horizonte-MG, a Conferência Nacional Popular de Educação, atividade que congregará movimentos sociais, sindicatos e outras entidades educacionais em torno da defesa da educação pública, inclusiva e de qualidade, bem como do Plano Nacional de Educação (PNE). A articulação representa ainda a reafirmação da democracia através da organização e participação política da sociedade civil.  

A convocatória da CONAPE realizou-se após a decisão do governo federal, através de Decreto e Portaria publicadas no Diário Oficial em 26 e 27 de abril de 2017, que desfigurou o Fórum Nacional de Educação ao excluir entidades de sua composição, submetendo ao MEC a aprovação de quais seriam as representações, e desrespeitou toda a elaboração feita por diversos atores referente à construção, monitoramento e avaliação de políticas educacionais. Naturalmente, as medidas também interviram no calendário e execução da Conferência Nacional de Educação. Naquela ocasião, as entidades reuniram-se e decidiram construir uma alternativa, o Fórum Nacional Popular de Educação, que fez a convocatória para a realização da CONAPE 2018.  O PROIFES-Federação se somou ao FNPE, participou e também promoveu conferências livres estaduais, preparatórias para o encontro.

A entidade e os sindicatos federados levarão contribuições acerca de discussões que vem realizando, principalmente no que se refere à urgente revogação da Emenda Constitucional 95 e o combate ao avanço da mercantilização da educação, nacional e internacionalmente.  A Apub Sindicato, que também faz parte desta construção, estará representada por parte da diretoria e por docentes filiados/as.

Como resultado da Conape, as organizações encaminharão, em Plenária no último dia do encontro, o documento final e um Manifesto político, que apontará os principais posicionamentos a serem levados ao FNPE.  

A delegação da Apub para a Conferência será composta pela presidenta Luciene Fernandes e diretora acadêmica Raquel Nery, além dos/as docentes João Augusto Rocha (aposentado), Andrea Hack (Letras), Marta Lícia de Jesus (Faced), Rutildes Fonseca (Coordenadora da Comissão de Aposentados), Uilma Rodrigues (Faced), Silvia Leite (Faced) e Nildo Ribeiro (ICS).

24 de maio

14h – Concentração na Praça 7, Belo Horizonte 

15h – Marcha EDUCAÇÃO SE CONSTRÓI COM DEMOCRACIA, até o Expominas 

18h – Abertura oficial no Expominas 

25 de maio

9h às 18h – Trabalho com temário e eixos 

20h – Atividade cultural 

26 de maio

9h às 14h- Plenária final e encerramento 

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp