APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Projeto de Lei chega ao Senado e PROIFES intensifica mobilização

O Projeto de Lei (PL) 4368/12 aprovado na Câmara Federal no último dia 05 de dezembro já está em tramitação no Senado sob o númeroPLC 121/12. Na tarde desta quarta-feira (12), o PROIFES-Federação representado pelo presidente Eduardo Rolim, pelos Diretores Gil Vicente e Remi Castioni, e pelos professores Lucio Vieira, vice-presidente da Adufrgs-Sindical, Anna Christina Kratz (membro do Conselho da entidade pela ADUFG) e Fernando Kratz (ADUFG), além dos assessores Vilmar Locatelli e Mécia Menescal, reuniram-se nos gabinetes de várias lideranças no Senado Federal para solicitar a aprovação do PLC ainda este ano na Casa.

Na liderança do governo os professores solicitaram que o líder do governo, Senador Eduardo Braga (PMDB-AM) requeira o regime de urgência para que o Projeto possa ser votado ainda este ano. Os professores também visitaram as lideranças do Bloco da Maioria, do Bloco de Apoio ao Governo e o Bloco União e Força, solicitando aos líderes da base Senador Renan Calheiros, (PMDB-AL); Senador Walter Pinheiro (PT-BA) e Senador Gim Argelo (PTB-DF), respectivamente, que intercedam junto aos líderes partidários também no sentido da imediata aprovação do PLC.

Os docentes também ressaltam a importância da reestruturação da carreira docente e dos reajustes salariais para professores e técnicos administrativos
das Universidades e Institutos Federais e frisaram que a celeridade na aprovação do Projeto se justifica, ente outros, pelo fato do impacto financeiro do PLC para os técnicos administrativos com data já para o dia 1º de janeiro de 2013 e para os docentes, março do mesmo ano. Além do mais, tal matéria trata de um acordo firmado pelas categorias com o governo que teve ampla aceitação nas IFES em todo o país.

A visita seguiu aos gabinetes dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Lúcia Vânia e Cyro Miranda (PSDB-GO) e Wilder Moraes (DEM-GO). Na visita ao gabinete do líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), os professores ressaltaram a importância dos partidos de oposição se integrem ao processo de aprovação do regime de urgência do PLC pela importância do tema para as Universidades e Institutos Federais.

O PLc 121/12 foi lido esta noite no Plenário, o que lhe confere tecnicamente a possibilidade de tramitar em regime de urgência, caso este requerimento seja aprovado pelos líderes.

Por Mécia Menescal – Proifes Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp