APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Roda de conversa sobre carreira inicia Semana Docente Apub

Teve início, na manhã de hoje (09), a Semana Docente Apub com a roda de conversa sobre carreira, salário e aposentadoria dos docentes, no PAF III da UFBA. A atividade foi iniciada com a apresentação, pela presidenta da Apub, Raquel Nery e pela diretora Marta Lícia de Jesus, da programação (veja aqui) e intenção da Semana Docente de promover a mobilização nas unidades e conversar sobre os temas de interesse das professoras e professores.

Em seguida, apresentaram as principais medidas do governo federal voltadas para desmontar carreira dos servidores públicos e as Instituições Federais de Ensino Superior. Raquel enfatizou que os atuais ataques ao serviço público são sem precedentes na história do país e apontou uma série deles, como por exemplo, o ofício enviando aos reitores, que abre a possibilidade inédita de que o pagamento de pessoal relacionado a despesas não previstas como progressões e promoções, seja feito com orçamento destinados ao custeio e investimento (discricionários) das IFES e não por suplementação orçamentária aprovada pelo Congresso. Para ela, mais grave ainda é o Plano Mais Brasil, o pacote de precarização dos serviços públicos – no qual estão inclusas a PEC 186 (Emergencial), 187 (revisão dos Fundos Públicos e 188 (Pacto Federativo). “Se aprovarem essas PECs, eles terão condições objetivas para confiscar os rendimentos dos servidores”, afirmou Raquel.

Os/as presentes destacaram que está em jogo o modelo de Universidade pública que foi construído nos últimos anos, o qual, mesmo com seus limites, consegue incluir mais mulheres, negras/os, juventude periférica, entre outros no ensino superior. Destacaram também que a agenda neoliberal, negada pela população brasileira em outro período, retorna desta vez com o autoritarismo e a política do medo.

Após as análises, as/os professoras/es discutiram então os instrumentos de mobilização da base e a necessidade de articulação entre os diversos setores de todo serviço público. Por fim, Marta Lícia apontou que os desafios do sindicato são ouvir, construir novas formas de mobilização – e as rodas de conversa cumprem esta tarefa – e reanimar a base para construir movimentos ainda mais fortes do que os passados. “Não podemos apostar em uma única tática, temos que construir movimento de rua associado às greves, assembleias e aos diálogos. Temos que pensar em como podemos destinar nosso tempo para construir a luta que temos pela frente”.

Na ocasião, foram entregues aos professores/as as cartilhas sobre estrutura da carreira docente e sobre as novas alíquotas da previdência social e o guia dos convênios da Apub, além de outros materiais.

A Semana Docente Apub, que pretende promover o encontro, conversa e mobilização das professoras e professores, percorrerá algumas unidades da UFBA com as rodas de conversa. Além disso, a programação conta ainda com palestras sobre saúde mental e cuidados com a voz, uma Assembleia Geral que pautará a Greve Nacional da Educação do dia 18 de março, e uma apresentação especial do espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia” no Teatro Martim Gonçalves.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp