APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nova Diretoria, Conselho Fiscal e de representantes da Apub Sindicato tomaram posse hoje (21)

Na manhã de hoje, 21 de dezembro, foi empossada a nova Diretoria da Apub Sindicato, juntamente ao Conselho Fiscal e Conselho de Representantes, para o biênio 2018-2020.

A condução da cerimônia de posse ficou por conta do professor Ricardo Carvalho, até então vice-presidente do sindicato e agora, membro do Conselho Fiscal. Ele iniciou fazendo uma breve análise sobre a conjuntura enfrentada pela última diretoria, apontando questões que tiveram grande impacto para o movimento docente, como os cortes de verbas para educação e os ataques à liberdade de cátedra e à Universidade como um todo.

A mesa de abertura foi composta também pelo professor Nilton Brandão, presidente do PROIFES-Federação, que falou sobre a importância da Apub para o movimento nacional e a grande contribuição no debate sobre direitos humanos, ressaltando como um grande feito da diretoria passada. Ainda, o vice-reitor da UFBA Paulo Cesar Miguez saudou as/os novos diretores/as, destacando o papel que as entidades representativas cumprem na luta pela universidade pública e de qualidade; a ex-diretora da Apub Leopoldina Menezes, o diretor da ASSUFBA, Renato Jorge e a coordenadora do DCE, Caroline Anice também estiveram à mesa.

Raquel Nery,  empossada como presidenta da Apub, demarcou dois principais desafios para a nova gestão: conduzir o movimento sindical no momento em que pesa sobre as esquerdas e movimentos sociais diversos ataques na forma de violações de direitos humanos e dos princípios democráticos, e descobrir o que o sindicato representa para os/as docentes, especialmente da nova geração.

Além de Raquel, a nova diretoria empossada é composta também por Emanuel Lins Freire Vasconcelos (Direito/UFBA) como vice-presidente; Nildo Manoel Ribeiro (ICS/UFBA), diretor administrativo; Marta Lícia Teles (Faced/UFBA), diretora financeira; Jailson Alves dos Santos (Química/UFBA), diretor acadêmico; Cláudio André de Sousa (IHL/UNILAB), diretor de comunicação e cultura; e Joviniano Carvalho Neto (Aposentado), diretor social e de aposentados.

O Conselho Fiscal tem como titulares, Ricardo Carvalho (Politécnica/UFBA), Auristela Félix (Contábeis/UFBA) e Ubiratan Felix (IFBA); como suplentes, Eliete da Silva Bispo (Farmácia/UBFA) e Rutildes Fonseca (Aposentada). 

A cerimônia também empossou o Conselho de Representantes, que na UFBA-Salvador  é composto pelos titulares Daniel Tourinho Peres (FFCH/UFBA), Marize Souza Carvalho (FACED/UFBA), Luís Eugênio Portela (ICS/UFBA), e pelos suplentes Fátima Regina Gomes (FFCH/UFBA), Meran Muniz (Teatro/UFBA) e Maria de Nazareth (Farmácia/UFBA). Já na UFBA-Vitória da Conquista, o Conselho é composto por Daniele Souto Medeiros (titular) e Vivian Carla Honorato dos Santos (suplente); na UFRB, Claudia Feio da Maia (titular) e Maria de Fátima da Silva Pinto (suplente); Eloisa Santos Pinto (titular) e José Antonio Alves Miranda (suplente) no IFBA; e Clarisse Goulart Paradis (titular) e Enzo Lenine Nunes (suplente) na UNILAB.


Facebook
Twitter
Email
WhatsApp