APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Docentes elegem sete delegados/as para representar a Apub no XIV Encontro Nacional do PROIFES

Docentes filiados à Apub Sindicato participaram da votação que elegeu 7 delegados e delegadas, entre 16 candidatas/os, para o XIV Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que acontecerá de 25 a 28 de julho, em São Luís, Maranhão. Foram eleitas/os: Emanuel Lins Freire (Direito), João Augusto (aposentado/Politécnica), Joviniano Soares Neto (aposentado/FFCH), Leopoldina Cachoeira Menezes (Inst.Matemática), Manoel Marcos Freire (aposentado/Inst. Física), Marta Lícia Teles (Faced) e Silvia Lúcia Ferreira (Enfermagem). Estes docentes representarão o sindicato com direito a voz e voto nas deliberações do Encontro, que irá debater os principais temas de interesse e reivindicações dos/as docentes das universidades e institutos federais.

CARD RESULTADO XIV ENCONTRO NAICONAL DO PROIFES 2018

Este ano, mais uma vez, o número de votantes, e logo de delegados/as eleitos/as, bateu recorde em relação aos anteriores; foram 310 votos, 25 a mais do que ano passado. Segundo estatuto do PROIFES, o número de eleitos depende da quantidade de votantes: 1 a 50 votantes elegem 1 delegado/a; 51 a 100 votantes elegem 2, e assim sucessivamente. Em 2016, quando a participação superou os anos anteriores desde 2012, foram eleitos 4 delegados; em 2017, foram 88 votos a mais, totalizando 285 votos e 6 delegadas/os eleitos para o Encontro – sendo três homens e três mulheres. Veja a evolução da participação no gráfico abaixo:

GRAFICOS EVOLUCAO ELEICAO DE DELEGADOS NUMERO DE VOTANTES

A ampliação da participação dos docentes filiados é fundamental para fortalecer não apenas a representatividade da Apub e da sua base no Encontro, como também para garantir a legitimidade das decisões que orientarão a atuação política da Federação pelo próximo período.

Para o Encontro Nacional, o PROIFES define os principais temas que convergem os interesses e pautas do movimento docente e a conjuntura nacional. Qualquer docente filiado/a pode enviar uma proposta em forma de texto dissertativo, até dia 05 de julho, relacionada a uma das temáticas. Os textos serão compilados no Caderno de Teses e poderão ser apresentados e debatidos na ocasião do Encontro.

Temas do XIV Encontro Nacional do PROIFES-Federação

Tema 1 – Conjuntura Nacional e as perspectivas dos Movimentos Sociais;

Tema 2 – Os impactos das reformas do Estado na Educação Brasileira: Os desafios do Movimento Docente;

Tema 3 – Campanha salarial, Carreiras e Assuntos de Aposentadoria;

Tema 4 – Plano Nacional de Educação e o financiamento da Educação;

Tema 5 – Direitos Humanos e suas Perspectivas no Movimento Sindical.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp