APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

DIRETORIA

DIRETORIA Biênio 2022- 2024

PRESIDENTA:
Marta Lícia Teles Brito de Jesus
(FACED/UFBA)

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFBA. Professora associada da FACED-UFBA, pesquisadora permanente da linha de Políticas e Gestão da UFBA e editora da Revista Entreideias. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (2016-2022), professora da UFRB (2007-2015) e diretora financeira (gestão 2018-2020). Coordena o GT Educação Apub e participa do Gt Educação Proifes-Federação.

VICE-PRESIDENTA:
Clarisse Goulart Paradis
(Malês/UNILAB)

Graduada em Relações Internacionais pela PUC Minas, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG. Professora adjunta do Instituto de Humanidades e Letras da UNILAB/Bahia e pesquisadora do Fempos/UNILAB na linha de pós-colonialidade, feminismos e epistemologias anti-hegemônicas, e do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbrás/UFMG). Faz parte do Conselho Editorial da Fundação Perseu Abramo. Possui mandato no conselho de representantes APUB (2020-2022).

DIRETORA ADMINISTRATIVA:
Barbara Coelho Neves
(ICI/UFBA)

Professora adjunta do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da UFBA, docente permanente do PPGE e do PPGCI-UFBA. Mestre em Ciência da Informação (PPGCI-UFBA), doutora em Educação (FACED-UFBA) e pós-doutora em Ciência da Informação (UNB). É pesquisadora líder do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital/CNP). Coordena o GT de Ciência e Tecnologia APUB e é membro do GT Ciência e Tecnologia Proifes-Federação.

DIRETORA FINANCEIRA:
Fernanda Figuerêdo Almeida (UFBA/CRECHE)

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela UFBA (2013-2017). Professora do ensino básico, técnico e tecnológico na Creche da UFBA, desde 1997. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Ludicidade (GEPEL-UFBA) desde 2007. Atualmente é diretora financeira do APUB Sindicato (gestão 2020-2022).

DIRETOR ACADÊMICO:
José Ponciano de Carvalho Junior
(Direito/UFBA)

Graduado em Direito (UFBA), mestre em Direito Constitucional (PUC-SP) e doutorando em Filosofia do Direito (Humboldt - Berlin/Alemanha). Coordena o EmPoDer (Grupo de Pesquisa/Extensão em Poder, Direito e Democracia da UFBA). Coordenou extensão de formação em Direitos Humanos nos bairros de Sussuarana e Liberdade. Coordenou os Bacharelados FDUFBA (2015 a 2018). Exerce mandato de representante docente (suplente) no CONSUNI da UFBA.

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO E CULTURA:
Jailson Alves dos Santos
(IQ/UFBA)

Doutor em ensino, filosofia e história das ciências (UFBA/UEFS). Professor do Instituto de Química. Foi chefe do Departamento de Química Geral e Inorgânica (2018-2020) e coordenador do PIBID Química (2014- 2018). Foi diretor acadêmico da APUB (gestão 2018-2020_. É pesquisador de Filosofia da Química, participando ativamente da estruturação da área na América Latina. É membro da Associação de Filosofia e História das Ciências do Cone Sul (AFHIC), da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino em Ciências (Abrapec) e do Gt de Ciencia e Tecnologia Apub e Proifes-Federação.

DIRETOR SOCIAL E DE APOSENTADOS:
Manoel Marcos Freire D'Aguiar Neto
(Física/UFBA)

Mestre em Geofísica pela UFBA, doutor em Física da Matéria Condensada pela Ruhr Universität Bochum, Alemanha; professor e pesquisador aposentado do Instituto de Física da UFBA do qual foi diretor, tendo exercido também a Chefia de Departamento e a Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade.

Titulares do Conselho Fiscal

Leopoldina Cachoeira Menezes
(IME/UFBA)

Doutora pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher. Professora Associada do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA. Titular do Conselho Fiscal da APUB e suplente do Conselho de Curadores da UFBA.

Uilma Rodrigues de Matos Amazonas (FACED/UFBA/ Aposentada)

Formada em Pedagogia e letras. Professora associada do departamento de Fundamentos de Educação I (FACED/UFBA). Desenvolve pesquisas na linha de Política e Gestão Educacional, políticas de Educação de Jovens e Adultos e Formação de professores.

Auristela Félix de Oliveira Teodoro
(Ciências Contábeis/ UFBA)

Graduada em Ciências Contábeis, mestre em Ciências Contábeis (Programa Multi-Institucional UnB/UFRN/UFPB/UFPE) e doutora em Energia e Ambiente pelo CIEnAm/UFBA (Politécnica/UFBA). Professora Adjunta (DE) da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. Atua em diversas linhas de pesquisa e coordena o Núcleo de Extensão, Tecnologia e Inovação (NAEX) da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. Membro do Conselho Fiscal PROIFES-Federação.

Suplentes do Conselho fiscal

Ricardo Fernandes Carvalho
(Politécnica/UFBA)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Universidade de Corunha (ES). Atualmente é professor associado da UFBA. Experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Conjugados Não-Metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: compósitos, construção, fibras vegetais, canteiro e segurança do trabalho. Ex coordenador do Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana, ex vice-presidente da APUB.

Rutildes Moreira da Fonseca
(FACED/UFBA/ Aposentada)

Graduada em Ciências Contábeis, mestre em Ciências Contábeis (Programa Multi-Institucional UnB/UFRN/UFPB/UFPE) e doutora em Energia e Ambiente pelo CIEnAm/UFBA (Politécnica/UFBA). Professora Adjunta (DE) da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. Atua em diversas linhas de pesquisa e coordena o Núcleo de Extensão, Tecnologia e Inovação (NAEX) da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. Membro do Conselho Fiscal PROIFES-Federação.

Conselho de Representantes - UFBA SALVADOR

Ana Lúcia Barbosa Góes
(IMRS – UFBA) - Titular

Fisioterapeuta, mestre e doutora em Medicina e Saúde Humana. Vice-presidenta da APUB sindicato (gestão 2020-2022. Membra do dos GTs de Direitos Humanos APUB e PROIFES-Federação). Representante docente Consuni (2022-2024).

Renato Francisquini Teixeira
(FFCH/UFBA) - Suplente

Professor do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) UFBA. Vice-coordenador do CRH-UFBA. Pesquisador do Grupo de Estudos em Democracia, Participação e Representação (Depare-UFBA) e do Núcleo de Estudos em Teoria Política Institucional (NUTEPI).

Hebe Alves
(Teatro/UFBA) - Titular

Professora associada da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Diretora de Comunicação e Cultura da APUB (2016-2018).

Carolina Costa Mota Paraíba
(IME/UFBA) - Suplente

Graduada, mestra e doutora em Estatística pela UFSCar. Professora Adjunta do Departamento de Estatística UFBA. Desenvolve pesquisa e extensão nas áreas de Modelagem Estatística e Inferência Bayesiana, Ciências de Dados e Estatística Aplicada.

Elvira Barbosa Quadros Cortes
(Medicina/UFBA - aposentada) - Titular

Mestre e doutora em Medicina UFBA. Professora titular (aposentada) da FAMED-UFBA. Participante do Programa PROPAP e da comissão de aposentados Apub.

Ana Clara de Rebouças Carvalho
(Odontologia/UFBA) - Suplente

Mestre e doutora em Saúde Coletiva pelo ISC-UFBA. Docente da Faculdade de Odontologia. Atua em pesquisa, ensino e extensão com foco em violências e políticas públicas de saúde e segurança.

Conselho de Representantes - UFBA CAMAÇARI

Joyce Batista Azevedo
(ICTI/UFBA)

Engenheira com doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFCG. Coordenou cursos e foi presidente do NDE no Senai Cimatec e UFRB. Professora do ICTI-Campus Camaçari/UFBA e coordenadora do Núcleo de Apoio a Pesquisa e Extensão.

Carina Santos Silveira
(ICTI/UFBA)

Graduada em Desenho Industrial UESB, mestre em Engenharia Mecatrônica e doutora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais UFBA. Docente do ICTI-Campus Camaçari-UFBA, coordenadora de colegiado e pesquisadora Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFBA.

Conselho de Representantes - IFBA

José Antonio Alves Miranda
(IFBA/aposentado) - Titular

Mestre em Química, Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Ex. Diretor de Ensino do CENTEC; Ex-Chefe do Departamento de Química. Professor Adjunto IV do IFBA

Pablo Vieira Florentino
(Depto. Acadêmico de Computação - IFBA) - Suplente

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação COPPE/UFRJ. Doutor em Urbanismo PPGAU-UFBA. Professor Associado do IFBA e membro do Departamento Acadêmico de Computação e dos grupos de pesquisa LCAD e GPEC.

Conselho de Representantes - ufrb

Geraldo Sampaio Costa
(CCAAB/UFRB) - Titular

Engenheiro agrônomo UFBA, mestre em Administração, doutor em Ciências Agrárias. Professor em Administração Rural. Assessor especial para projetos estratégicos (ASSEPE).

Valfredo da Silva Pereira
(CCAAB/UFRB) - Suplente

Engenheiro Agrônomo UFBA, mestre em Fitotecnia UFBA e Doutor em Ciências Agrárias UFRB. Professor associado da UFRB. Conselheiro Titular e membro da Comissão de Educação e Atribuição Profissional-CEAP do CREA/BA. Membro da CEAGRO.

Conselho de Representantes - UNILAB (CAMPUS DOS MALÊS)

Sabrina Rodrigues Garcia
(IHL/Malês – UNILAB) - Titular

Docente do curso de Letras e do mestrado em Estudos de Linguagens: contextos lusófonos Brasil- África (MEL Malês) da UNILAB - Campus dos Malês. Participa do Grupo de Pesquisa Educação Linguística e Literária Antirracista do Campus dos Malês (EDULILA Malês - UNILAB/CNPq).

Juliana Dourado Bueno
(IHL/Malês – UNILAB) - Suplente

Cientista social e docente do campus dos Malês da Unilab. Atualmente, coordena o curso de Licenciatura em Ciências Sociais nesta instituição. É representante das coordenações de curso no Conselho Gestor do Campus dos Malês e membro integrante do Conselho do IHL.

Conselho de Representantes - ufob

Leonardo Santa Inês Cunha (CMSMV/UFOB) - Titular

Doutor em Comunicação Social (UFMG/University of California – Irvine). Professor do curso de Publicidade do Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória (UFOB). Atua na área de comunicação e política, direitos humanos e deliberação.

Adriano David Monteiro de Barros
(CMLEM/UFOB) - Suplente

Bacharel em Administração Pública UEPB e em Administração pela FMN. Doutorando em Administração e Controladoria pela UFC. Professor do Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães da UFOB. Líder do NEPPO, com pesquisas nas áreas de Engenharia Organizacional e Engenharia da Sustentabilidade.