APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub participa da caminhadas das centrais sindicais contra PL 4330

Dando continuidade ao dia nacional de paralisação contra o PL 4330, que iniciou com um ato na reitoria da UFBA, a Apub participou ontem (15) da caminhada das centrais sindicais, que saiu do Campo Grande, aproximadamente às 16h, e seguiu pela Avenida Sete até a Praça Municipal.

Participaram da caminhada a presidente e vice presidente do sindicato, as professoras Cláudia Miranda e Lívia Angeli, além do diretor acadêmico Cláudio Lira e diversos outros professores e professoras ligados à entidade. A participação dos docentes foi significativa como há tempos não se via em atos de rua. Em seu discurso, Cláudia Miranda afirmou que existe uma unidade entre professores e os demais seguimentos da universidade contra o PL. “A experiência na universidade nos mostra que os terceirizados são os primeiros a ser atingidos com as medidas de corte no orçamento. Isso demonstra a fragilidade desse modelo de contrato trabalhista”, disse.

De acordo com a organização, cerca de seis mil pessoas de mais de 40 entidades participaram da caminhada, que reuniu representantes dos sindicatos dos rodoviários, bancários, enfermeiros, trabalhadores do judiciário, entre outros. Movimentos sociais, como o Levante Popular da Juventude, também estiveram presentes.

Embora o foco do protesto tenha sido o PL 4330, alguns manifestantes também levaram suas pautas específicas e defenderam os direitos das mulheres e se posicionaram contra a redução da maioridade penal.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp