APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Homenagem aos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova


Às 10h desta terça-feira (10), a Comissão de Mobilização Nacional (CNM) do PROIFES-Federação, participou da cerimônia que homenageou os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. O documento, ousado para a época (1932), teve entre seus autores: Cecília Meireles, Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo.

Em seu discurso, a deputada Fátima Bezerra (PT/RN) demonstrou a atualidade do manifesto, e a vigência da tese dos pioneiros que criticavam a falta de articulação do sistema nacional de educação, a dissociação das reformas econômicas e educacionais, bem como a defesa de mais investimentos à área. No caso atual, lembrou Fátima, a luta por 10% de investimento do PIB.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura, Newton Lima (PT-SP) reforçou que o Plano Nacional de Educação (PNE) reflete, em parte, os anseios dos Pioneiros e espera que o Senado referende o proposto pelo PNE para fortalecer a educação nacional.

Na ocasião foi entregue um artigo da Federação que questiona até quando se adiará o regaste da dívida social. Representando o PROIFES e a APUB-Sindicato, esteve à mesa o professor da Universidade Federal da Bahia, João Augusto Rocha, convidado pela Fundação Anísio Teixeira.

Por Mécia Menescal – Proifes Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp