APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

2 de Julho| APUB nas ruas por um país diferente

“Vamos reconstruir a história do nosso país em 2023” Fernanda Pereira, diretora financeira APUB.

Como todos os anos, a APUB Sindicato esteve presente no desfile cívico da Independência do Brasil na Bahia. Este ano, o 2 de julho teve um significado ainda mais especial. “O 2 de Julho representa o início da nossa liberdade em relação ao autoritarismo e tiranismo português e, hoje, completando duzentos anos, o bicentenário se torna ainda mais relevante. Estamos vivendo dias de autoritarismo, com o falso conservadorismo e tentativa eminente e sucessiva de um Governo Federal que quer se auto proclamar presidente com tentativas de novos golpes e ameaças à liberdade e à democracia. Então, cabe a nós sermos essa resistência, cabe a nós lutar pelo nosso espaço, pela nossa liberdade, pelos nossos direitos tão duramente adquiridos e tão vilipendiados nessa gestão.”, pontuou Ana Lúcia Góes, vice-presidenta da APUB.

Foi com sentimento de luta e resistência contra as investidas de um governo que retira direitos dos trabalhadores que docentes caminharam pelas ruas da Lapinha reafirmando as principais bandeiras de luta da categoria.

Cartazes, pirulitos, bandeiras, bonés e camisas traziam as principais reivindicações; a exemplo da reposição das perdas salariais acumuladas, dos cortes no orçamento da educação por parte do Governo Federal, da ausência de realização de concursos públicos, da necessidade de valorização da política Estudantil, mais investimento em Ciência e Tecnologia, entre outras bandeiras de luta. “Participar dos festejos do 2 de julho para APUB e seus docentes é uma forma de reviver a luta pela independência do Brasil. Mais uma vez, os docentes voltaram às ruas em busca da liberdade para o Brasil. Uma liberdade que só poderá ser conquistada outra vez através da eleição de um presidente progressista e de um parlamento que o apoie. O nosso papel a partir de agora é ser protagonista da construção de uma nova história em 2023”, projetou Fernanda Pereira, Diretora Financeira APUB.

Após a caminhada, a categoria se dirigiu até a Arena Fonte Nova para recepcionar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que discursou no Ato da Independência da Bahia, promovido pelo PT, em Salvador. Durante o discurso, Lula destacou a pauta da educação como uma das prioridades do seu governo. “O nosso compromisso é com a educação de qualidade, da creche à pós-graduação, e com a valorização dos profissionais de ensino”, afirmou Lula.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp