APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES2022| XVIII Encontro Nacional do PROIFES é finalizado em Natal/RN com agenda dos aposentados

Data

É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.” Freire (2003, p. 61).

A citação do patrono da educação, Paulo Freire, foi tomada como referência pela diretora do PROIFES Federação, Luciana Bosse, durante apresentação do texto introdutório do EIXO IV: “Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; o papel da Federação nessa luta, na abertura dos trabalhos do terceiro e último dia do XVIII Encontro Nacional do Proifes.

Os assuntos relacionados ao professores aposentados abriu a programação da manhã de quinta-feira, 14, último dia do evento, realizado em Natal, no Rio do Norte, que contou com a presença de delegações de 13 estados do País, entre eles, a Bahia , que através dos dirigentes e membros do Conselho de Representantes da APUB e Comissão de Aposentados, fizeram importantes intervenções e propostas sobre a temática.

Durante a apresentação do EIXO EIXO IV a agenda dos aposentados foi colocada lado a lado nas discussões relacionadas à carreira dos docentes da ativa. O comparativo e o cuidado com os professores aposentados também foi explanado como premissa básica para qualidade de vida dos profissionais que foram fundamentais para a educação brasileira, mas, hoje, não estão na ativa. “É importante que o professor enxergue o Sindicato como espaço de acolhimento e convivência quando eles não estiverem mais na ativa”, pontuou o professor Manoel Marcos, descrevendo uma série de ações e propostas para garantir esse acolhimento.

O Diretor Social e de aposentados, Joviniano Neto (UFBA/FFCH/Apos.), trouxe propostas em dois momentos: primeiro, ele colocou à disposição dos participantes as propostas apresentadas anteriormente no caderno de teses do encontro , no texto de sua autoria “Brasil, Universidade e Sindicato Docente – A Necessidade de Reconstrução”, onde estão explanados a necessidade de promover atividades para manutenção da unidade da categoria, a urgência de cuidados gerais com a saúde  dos docentes, além de lutas gerais e específicas para aposentados ativos filiados e ativos não filiados que foram inseridas como propostas para avaliação e aprovação da plenária durante o encontro. “Propomos o levantamento do percentual de aposentados de cada Sindicato e defendemos que se reitere a política aprovada em 2019 com propostas destinadas aos ativos. A começar pelo levantamento das condições de trabalho e saúde dos professores que foram bastante impactados durante a pandemia, o que envolve acompanhar essas sequelas e promover atividades que levem a superar esses traumas. Com relação aos aposentados, precisamos reativar o GT de aposentados, com reuniões periódicas e presenciais, além de promover atividades organizadas pelos aposentados e não para os aposentados e, por último, o apoio ao Projeto de Lei para um desconto no Imposto de Renda de medicamentos usados para tratar doenças graves”, defendeu Joviniano.

Ao final da apresentação dos textos, o plenário foi aberto para debates, considerações e outras contribuições antes da votação das propostas que serão avaliadas pelo Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação para, em seguida, compor a agenda de lutas dos docentes para o ano de 2023.

Últimos momentos do Encontro (EIXO V e VI)

No período da tarde as discussões giraram em torno dos dois últimos eixos temáticos (V e VI). O primeiro deles, agendado para às 14h, abordara a defesa da autonomia e gestão democrática nas IFES: a necessidade de aprofundar a democracia nesse espaço”; o segundo, encerrando as atividades do XVIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação, propõe discutir ”Os desafios da construção de uma Nação Soberana e a atuação da Federação nesse processo”. Os eixos encerraram o ciclo de debates do PROIFES 2022, que debateu propostas para o futuro da educação no país.