Entre os dias 14 a 17 de junho, a diretoria da APUB lançou uma enquete para todos/as docentes expressarem sua opinião sobre a continuidade ou fim da greve na Universidade Federal da Bahia. A iniciativa foi ancorada na expectativa de colher, do modo mais amplo possível, a opinião da nossa comunidade sobre assunto que tanto nos afeta, adicionando assim um instrumento de democracia digital que já tem sido aplicado por organizações sociais diversas e por governos nos vários níveis. Trata-se de um instrumento adicional de participação política, que não tem propriamente formalidade jurídica, mas que ajuda na construção do melhor juízo no processo de deliberação da assembleia.
Para garantir a segurança do sistema, privacidade dos dados, precisão e celeridade dos resultados e facilidade de acesso e utilização, foi contratada a empresa Panagora, com ampla experiência em processos eleitorais de sindicatos, setor governamental, empresas, entidades do terceiro setor, universidades, clubes, partidos políticos, cooperativas, entre outros. Além disso, oferecemos suporte aos/às aposentados/as na sede da APUB, e elaboramos tutoriais com passo a passo de como acessar o sistema e votar com tranquilidade, que auxiliaram toda comunidade docente.
Todos os/as docentes com siape ativo na UFBA foram registrados no sistema de votação. Aqueles e aquelas que não conseguiram acessar o sistema pelos seus CPFs tiveram ainda a oportunidade de votar em separado. Os votos em separado foram conferidos com parâmetro nas listas de docentes disponibilizadas pela PRODEP da UFBA. Ao final, tivemos a seguinte votação:
Total de participantes válidos/as na enquete: 1.236
Pelo fim da greve – 839 votos
Pela continuidade da greve – 352 votos
Não tenho opinião formada/não quero opinar – 45 votos
Agradecemos imensamente a todos/as 1.236 docentes que participaram dessa inovação democrática. Esses números reforçam o desejo da nossa categoria de ser ouvida nesse momento tão importante da nossa vida universitária.
Aproveitamos esse momento para convidar professoras e professores que participaram da enquete para decidir os rumos da greve e das lutas da nossa categoria na próxima Assembleia, que será realizada amanhã (18), às 14h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.