APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub celebra bicentenário da independência da Bahia no 02 de julho

O 02 de julho de 2023 em Salvador foi de celebração e a reafirmação das lutas históricas, e ainda contínuas, do povo baiano por independência. As ruas estavam cheias – movimentos sociais e organizações da sociedade civil levaram diversas pautas.

Professoras e professores universitários também marcaram presença em diversas frentes; a Apub distribuiu adesivos e bottons reforçando a importância do bicentenário e levou cartazes pela valorização das Universidades e Educação públicas, da Ciência e Tecnologia nacional, da Democracia, e contra o racismo e machismo, relacionando essas pautas com a construção da verdadeira independência do país. O sindicato também fortaleceu as pautas pela revogação do Ensino Médio, junto com o Fórum Estadual de Educação e outras entidades ligadas ao setor; e pela redução da taxa dos juros, trazida pelo bloco da CUT-BA, como forma de melhorar a vida do povo brasileiro.

O cortejo também contou com a presença do presidente Lula e da primeira-dama Janja, das ministras da Cultura e da Igualdade Racial, Margareth Menezes e Anielle Franco, e também do governador Jerônimo Rodrigues, como parte do reconhecimento da importância da data para a agenda nacional.

Há 200 anos, encerraram-se as batalhas que deram fruto à declaração da independência nacional; mas ainda hoje, podemos nos orgulhar de nossa herança dentre tantas contradições e desigualdades que persistem. Não à toa, fomos um dos principais estados responsáveis pela derrota do ex-presidente, e agora inelegível por 8 anos, pois “com tiranos não combinam brasileiros corações”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp