APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub Sindicato debate sobre o programa Mais Médicos

Diante da polêmica gerada em torno do Programa Mais Médicos, a Apub Sindicato vai realizar debate sobre o assunto. Será na quarta-feira (07/08), no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC), às 17h. Os convidados para discorrer sobre o tema são: Jorge Solla (secretário estadual da Saúde), Jecé Brandão (conselheiro do Cremeb e membro do Conselho Federal de Medicina), Lorene Louise (diretora da FAMED UFBA) e  José Sestelo (pesquisador em Saúde Coletiva e membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva-ABRASCO e do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde-CEBES). Como moderador, a entidade convidou o professor Jairnilson Paim (ISC UFBA).

O Programa

O Mais Médicos, lançado no dia 8 de julho último, além de prever a abertura de mais vagas e cursos nos próximos anos e a contratação de profissionais estrangeiros, traz questões relacionadas à formação médica. De acordo com as regras do programa, serão abertas 11,5 mil vagas de cursos de Medicina no país até 2017 e 12 mil vagas em especialização, até 2020.

Em relação à abertura de novos cursos, a partir de agora, o governo vai fazer um chamamento nas regiões prioritárias e a as universidades públicas e privadas terão de apresentar propostas. Uma vez aprovadas pelo MEC (Ministério da Educação), as instituições estão aptas a oferecer habilitação na área.

Entre as exigências, Residência em clínica geral, cirurgia, ginecologia/obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade. Além disso, é necessário número de leitos disponíveis por aluno igual ou maior que cinco. Isso significa que o governo só vai autorizar onde houver campo de prática. A extensão de mais dois anos na universidade com estágio obrigatório pelo SUS, inicialmente prevista no Programa, foi derrubada.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp