APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Em dia nacional de mobilização, Apub inicia Ciclo de Debates sobre a Previdência Social

Na próxima semana, dia 24 de abril, acontece o Dia de Mobilização Nacional contra a Reforma da Previdência, uma data construída por entidades da educação, movimentos sociais, centrais sindicais e frentes populares. Como parte dessa mobilização, a Apub lança o Ciclo de Debates sobre a Previdência Social, uma iniciativa que visa aprofundar as discussões e proposições sobre o sistema de Previdência Social no Brasil. A primeira palestra será com os professores Luiz Filgueiras, da Faculdade de Economia da UFBA e Emanuel Lins Freire, da Faculdade de Direito, e vice-presidente do sindicato. O evento acontece às 16h, no auditório “A” do PAF I da UFBA (campus de Ondina).

O Ciclo de Debates se estenderá até o mês de junho, sempre contando com vozes do campo acadêmico e sindical para fazer a necessária disputa da narrativa sobre o modelo de Previdência Social, a partir do debate levantado com a proposta de Reforma do governo Bolsonaro, que aprofunda desigualdades e desmonta qualquer ideia de proteção social.

O objetivo do Ciclo é ser um espaço que leve à construção de propostas para a ampliação dos direitos e a sustentação do sistema de seguridade social no longo prazo. Dessa forma, os debates levantarão questões como os impactos sociais da PEC 06/2019, o suposto déficit da previdência, limites e possibilidades no atual sistema, desonerações fiscais, dívida pública, entre outros.

Acompanhe as próximas datas aqui no site.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp