APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub na Escuta discute progressões e promoções com docentes da UFOB

Na tarde de ontem, 14 de setembro, a Apub realizou uma reunião com docentes da UFOB, em formato híbrido para contemplar os diversos campi. A pauta do encontro foram os processos de progressões e promoções na Universidade.

O professor Leonardo Santa Inês, membro do Conselho de Representantes abriu a reunião abordando a necessidade de articular uma mobilização em torno da questão do avanço funcional dos/as docentes, principalmente no âmbito da regularização de processos acumulados e em atraso. Ele também ressaltou a necessidade da filiação para avançar nas pautas de condição de trabalho e de carreira na UFOB.

O professor Jailson Alves, diretor de comunicação e cultura da Apub, ressaltou que o sindicato está em muitas frentes de batalha, mas que as questões relativas ao trabalho, e dentro disso a progressão e promoção, são prioritários, considerando ainda que os últimos anos foram de intensos ataques aos direitos de servidores públicos, especialmente professores e professoras nas IFES. Ele destacou também que é preciso reconhecer que as condições de progressão e de trabalho nas novas universidades do interior são diferenciadas e merecem atenção especial.

Jailson também compartilhou a experiência do sindicato de negociação com a Reitoria da UFBA para abrir janelas de regularização no caso de docentes com pedidos acumulados ou em atraso.

Na discussão, docentes expuseram diversas situações de dificuldades e atrasos, destacando a dificuldade de novos professores e professoras em acessar os procedimentos para garantir o avanço funcional de forma regular. A avaliação do grupo é de que é necessário construir uma política institucional que oriente e informe devidamente sobre esses procedimentos, de modo que docentes não sejam prejudicados em relação ao direito de avançar na carreira, ou seja, a questão não deve ser individualizada e sim, uma corresponsabilização entre Universidade e servidor/a.

Como encaminhamento, foi composta uma comissão de docentes que irá solicitar audiência com a reitoria para saber qual é o entendimento da administração sobre o tema e expor as demandas da categoria, com a presença da Apub. Além disso, pretende-se fazer um levantamento de quantos professores/as estão em atraso ou com processos acumulados, e discutir um projeto de simplificação e unificação do sistema.

Na comissão estão os/as docentes Leonardo Santo Inês, Vanessa Magalhães, Ênio, Jorge e Isabela Moraes.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp