APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub participa de Plenária Geral “Vacina para todos, já!”

A Apub participou ontem (14) da Plenária Geral “Vacina para todos, já” para a discussão e defesa de um plano nacional de vacinação contra a covid-19 integrado ao Sistema Único de Saúde, público, universal e gratuito.

A atividade contou com centenas de representações de trabalhadoras/es do serviço público e privado, pesquisadoras/es, parlamentares e entidades como ABRASCO, CUT, Conselhos Estadual e Nacional de Saúde e Cebes; a coordenação foi da professora da UFBA e enfermeira Aladilce Souza e da presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia, Ivanilda Souza. Pela Apub, estiverem presentes Ana Lúcia Goés, vice-presidenta; Luciene Fernandes, diretora de comunicação; Andrea Hack, diretora administrativa; Fernanda Almeida, diretora financeira; e Leila Cruz (IMS/UFBA) do Conselho de Representantes.

Na plenária, foi lançado e aprovado o Manifesto “Vacina já é um direito de todos e dever do Estado”, elaborado e assinado por diversos movimentos e organizações nacionais. O documento será enviado a parlamentares, governos, Ministério Público e outras instituições, e disponibilizado publicamente. Na ocasião, foi proposta também a formação do Comitê baiano pró-vacina e em defesa do SUS para dar sequência à campanha conjunta.

As/os presentes discutiram os limites atuais e potencialidades para execução do plano nacional, apontando o governo negacionista de Jair Bolsonaro como principal responsável pela situação crítica da pandemia no Brasil e pela marca de mais de 206 mil mortes. Em sua participação, a vice-presidenta da Apub abordou a necessidade de estratégias conjuntas para coibir o projeto de desmonte dos serviços públicos e a Reforma Administrativa, que atinge diretamente a saúde e a pesquisa. E defendeu a vacinação pelo SUS como um direito das/os brasileira/os. “Temos um plano nacional de imunização que funciona muito bem. O SUS é competente, enraizado, capaz de dar conta dessa vacinação e nossa luta será para garantir que essa vacina chegue para todos e todas de forma equânime”.

Assista aqui a Plenária na íntegra

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp